Novo gerente de scout e mercado do Cruzeiro, Joaquim Pinto foi anunciado oficialmente nesta segunda-feira (9). Em entrevista ao departamento de futebol da Raposa, ele afirmou que tinha o projeto de carreira de trabalhar no Brasil, revelou que a esposa é brasileira, e exaltou a história do clube celeste.
+ Leia também: Enzo Fernández, Darwin Núñez e mais: a lista de observações do novo profissional do Cruzeiro
“A minha satisfação é enorme de poder estar em um clube com a dimensão e com o prestígio do Cruzeiro. Já tinha essa ambição de trabalhar no Brasil há bastante tempo, uma vez que sou um apaixonado pela cultura e pelo povo brasileiro. Inclusive, minha esposa é brasileira. Profissionalmente, sempre foi um desejo estar aqui”, disse.
“Já durante o percurso de 15 anos no Benfica, houve algumas oportunidades que acabaram por não serem concretizadas pois tive também um convite muito interessante do Spartak Moscou. Agora, sim, posso concluir o que considero como sonho que é trabalhar no Brasil e, especificamente, no Cruzeiro”, complementou.
Reconhecido por seus pares como um profundo conhecedor do futebol brasileiro, Joaquim disse que, na infância, já acompanhava o Cruzeiro, agora o clube para o qual trabalha.
“Será uma oportunidade que encaro com muita responsabilidade, algo que exige uma aptidão e uma capacidade de elite. Estou plenamente convicto de que isso vai acontecer em função daquilo que foi meu percurso profissional. Já me sinto integrado com aquilo que é o projeto do Cruzeiro, um projeto muito ambicioso de um clube que está com a capacidade a se reorganizar e reerguer novamente”, disse.
“Me lembro de quando criança, acompanhando o futebol brasileiro, sempre via o Cruzeiro como uma referência internacional. Uma grandiosidade que, historicamente, nunca se perdeu, mas está agora a conseguir voltar para os lugares que se pretende, que é estar entre os primeiros lugares do futebol nacional”
Joaquim Pinto, novo gerente de mercado do Cruzeiro
Joaquim Pinto
O Cruzeiro contratou o português Joaquim Pinto, de 43 anos, para comandar seu departamento de scout. O profissional, que esteve por último no Spartak Moscou, desembarcou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na tarde deste domingo, conforme flagrou a reportagem da Samuca TV e do Central da Toca.
Entre 2009 e 2024, ele ocupou diferentes funções no Benfica, de Portugal. Por último, foi responsável pela observação de talentos na América do Sul, com foco em Brasil e Argentina. Além disso, ficou responsável por elaborar relatórios de jogadores emprestados pelos portugueses ou atletas vendidos, mas que o clube português manteve percentual dos direitos.
Em novembro de 2024, Joaquim se transferiu para o Spartak Moscou, da Rússia, onde ocupou por três meses, interinamente, o cargo de executivo de futebol e, depois, a chefia de scouting. No clube, ele foi responsável por observação, avlaiação e contratação de jogadores para a equipe principal, além de avaliações das categorias de base.
Antes de chegar ao Benfica, Joaquim ainda passou por clubes de menor expressão de Portugal, como Desportivo Operário, Sport Comércio e Salgueiros, Vilanovense Futebol Clube, Feirense, entre outros.

