O Cruzeiro contratou o português Joaquim Pinto, de 43 anos, para comandar seu departamento de scout. O profissional, que esteve por último no Spartak Moscou, da Rússia, desembarcou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na tarde deste domingo (8), conforme flagrou a reportagem da Samuca TV e do Central da Toca.
Entre 2009 e 2024, ele ocupou diferentes funções no Benfica, de Portugal. Por último, foi responsável pela observação de talentos na América do Sul, com foco em Brasil e Argentina.
Além disso, o analista ficou responsável por elaborar relatórios de jogadores emprestados pelos portugueses ou atletas vendidos, mas que o clube português manteve percentual dos direitos.
Em novembro de 2024, Joaquim se transferiu para o Spartak Moscou, da Rússia, onde ocupou por três meses, interinamente, o cargo de executivo de futebol e, depois, a chefia de scouting. No clube, ele foi responsável por observação, avlaiação e contratação de jogadores para a equipe principal, além de avaliações das categorias de base.
Antes de chegar ao Benfica, Joaquim ainda passou por clubes de menor expressão de Portugal, como Desportivo Operário, Sport Comércio e Salgueiros, Vilanovense Futebol Clube, Feirense, entre outros.

