Marquinhos foi relacionado pelo Cruzeiro para o clássico contra o Atlético-MG em meio ao imbróglio com o Arsenal, da Inglaterra. Assim, o atacante ficará à disposição para o duelo deste domingo (18), às 20h30, no Mineirão, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Conforme apuração do Central da Toca e da Samuca TV, Marquinhos ainda pode fazer mais um jogo pela Raposa sem ativar a cláusula de compra obrigatória junto ao Arsenal. No entanto, se ele atingir 18 partidas, o clube mineiro terá que adquirir parte dos direitos econômicos do jovem de 22 anos.
Em função dessa obrigatoriedade, o Cruzeiro vinha deixando Marquinhos de fora da lista dos relacionados para as últimas partidas. Ele completou três jogos consecutivos sendo “preterido” por Jardim. O treinador, contudo, já disse que quer oportunizar mais minutos ao jogador.
Desde então, Cruzeiro e Arsenal estão mantendo contato na tentativa de ajustar detalhes contratuais para que o atacante possa atuar por mais vezes sem ativar a cláusula.
Em entrevista recente, Jardim explicou a situação do ponta e afirmou que gostaria de mais tempo de avaliação se ele pode ser útil ou não para o Cruzeiro.
“O Marquinhos é uma situação muito simples para nós. Vocês sabem que ele não é nosso jogador, é do Arsenal e está aqui por empréstimo. Teve uma obrigatoriedade de jogos. A maioria não foi realizada comigo, foi com treinadores antecedentes”, iniciou.
“Eu e o clube pedimos ao Arsenal para conseguir que ele faça mais alguns jogos, para fazer uma melhor avaliação da qualidade dele para a nossa estrutura. Qualidade ele tem, com certeza, mas esperamos que o Arsenal abra essa porta para ele fazer mais alguns jogos. Ele é nosso jogador até 31 de junho. A depender da evolução, ele voltará”
Leonardo Jardim sobre Marquinhos
Cláusula de compra
No contrato firmado entre Cruzeiro e Arsenal, em janeiro deste ano, ficou estabelecida duas formas de ativação da cláusula de compra. A primeira delas era o atacante cumprir 18 partidas antes da parada do futebol nacional para o Super Mundial de Clubes da Fifa, que será disputado em junho.
Já a segunda diz respeito ao aproveitamento do jogador no time no segundo semestre de 2025. Há também um número de partidas disputadas que ativa a obrigação do Cruzeiro.
Marquinhos pelo Cruzeiro
A última partida em que Marquinhos ficou à disposição de Jardim foi em 4 de maio, na vitória por 2 a 1 sobre o Flamengo, no Mineirão, em BH, pelo Brasileirão. Na ocasião, ele não foi utilizado.
Já a última vez em que o atacante entrou em campo pelo Cruzeiro foi no triunfo por 2 a 0 sobre o Vila Nova-GO, no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, em 1º de maio, também no Gigante da Pampulha.
Emprestado pelo Arsenal até o fim da temporada, Marquinhos disputou 16 jogos pelo Cruzeiro em 2025 – seis como titular e 10 saindo da reserva. Enquanto o atacante esteve em campo, foram seis vitórias, cinco empates e cinco derrotas. O ponta marcou um gol e deu uma assistência.

