Com a janela de transferências fechada para negociações com clubes do exterior, o Cruzeiro encerrou o período com a chegada de 11 reforços e mira evoluir em 2025. O prazo para transações internacionais se encerrou na noite dessa sexta-feira (28).
Apesar das altas expectativas criadas em relação ao time na disputa do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro foi eliminado na semifinal para o América-MG com resultados e desempenhos bastante contestados.
Com a “intertemporada” na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, a torcida aguarda uma postura diferente a partir da estreia na Série A, prevista para a última semana de março.
Mudança de rota
Inicialmente, quando o Cruzeiro ainda era comandado por Fernando Diniz, a diretoria celeste confirmou a chegada de nove atletas: do lateral-direito Fagner, do zagueiro Fabrício Bruno, do volante Christian, dos meias Eduardo e Rodriguinho, e dos atacantes Dudu, Gabigol, Bolasie e Marquinhos.
Depois, já sob a participação de Leonardo Jardim, o clube trouxe o zagueiro Mateo Gamarra e o atacante Wanderson. O ex-jogador do Inter, inclusive, foi o único pedido do técnico português desde a sua primeira aparição na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte.
Balanço dos reforços
Com exceção de Gamarra e Wanderson, os outros nove reforços já entraram em campo pelo Cruzeiro. Marquinhos e Bolasie foram os únicos a participar de todos os dez jogos no Estadual. Os atacantes foram titulares em 50% e 40% das partidas, respectivamente.
Dentro de campo, quem mais ajudou o Cruzeiro com números foi Gabigol, com cinco gols marcados. Bolasie participou de quatro, com três gols e uma assistência. Quem deixou o Mineiro com melhores impressões foi Dudu, embora o camisa 7 tenha balançado a rede apenas uma vez.
Por outro lado, Rodriguinho foi o reforço que menos atuou, com apenas dois jogos pelo Cruzeiro. Nessas ocasiões, o ex-meia do América-MG sequer foi titular e somou poucos minutos.
Outra janela
Caso Jardim identifique outras carências no elenco, o Cruzeiro terá uma outra janela para reforçar o elenco. De 10 a 11 de abril, os times das Séries A e B poderão registrar jogadores que atuaram nos campeonatos estaduais, conforme liberação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Os números dos reforços
Bolasie
- Participou dos 10 jogos (3 vitórias, 4 empates e 3 derrotas)
- Foi titular em 4 jogos e reserva em 6
- 3 gols e 1 assistência
Christian
- Participou de 7 jogos (3 vitórias, 2 empates e 2 derrotas)
- Foi titular em 2 jogos e reserva em 5
- 1 assistência
Dudu
- Participou de 9 jogos (2 vitórias, 4 empates e 3 derrotas)
- Foi titular em 7 jogos e reserva em 2
- 1 gol
Eduardo
- Participou de 9 jogos (2 vitórias, 4 empates e 3 derrotas)
- Foi titular em 6 jogos e reserva em 3
- Não marcou gols e assistências
Fabrício Bruno
- Participou de 8 jogos (2 vitórias, 4 empates e 2 derrotas)
- Foi titular em 8 jogos
- 1 assistência
Fagner
- Participou de 3 jogos (2 vitórias e 1 derrota)
- Foi titular em 3 jogos
- 1 assistência
Gabigol
- Participou de 7 jogos (2 vitórias, 4 empates e 1 derrota)
- Foi titular em 7 jogos
- 5 gols
Gamarra
- Ainda não entrou em campo
Marquinhos
- Participou dos 10 jogos (3 vitórias, 4 empates e 3 derrotas)
- Foi titular em 5 jogos e reserva em 5
- 1 gol e 1 assistência
Rodriguinho
- Participou de 2 jogos
- Foi reserva em 2 jogos
- Não marcou gols e assistências
Wanderson
- Ainda não entrou em campo

