Criticado pela torcida do Cruzeiro nos últimos jogos pelo desempenho abaixo do esperado, William entrou na mira do Internacional. O clube gaúcho intensificou conversas com a diretoria celeste para contratar o lateral-direito de 29 anos.
Conforme apuração do Central da Toca e da Samuca TV, o Cruzeiro avalia a possibilidade de fazer uma troca de jogadores com o Inter. O atacante Wanderson, de 30 anos, é um nome que agrada a Raposa.
+ Leia também: Em qual setor o Cruzeiro deveria ter mais urgência por reforços? Vote na enquete!
No entanto, qualquer tratativa entre os clubes passa primeiro pela resolução de uma dívida antiga do Inter com o Cruzeiro. O clube mineiro acionou o Colorado na Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) pelo não pagamento da compra dos direitos econômicos do atacante Wesley e cobra R$ 7 milhões.
O Cruzeiro busca no mercado um atacante que atue pelos lados, como é o caso de Wanderson. A equipe comandada pelo técnico Leonardo Jardim tem apenas três alternativas para as pontas atualmente. São elas Dudu, Lautaro Díaz e Marquinhos. Bolasie também tem sido improvisado na função.
A reportagem procurou membros do estafe de Wanderson, o presidente do Inter, Alessandro Barcellos, e outros integrantes da diretoria do clube gaúcho, mas todos permaneceram incomunicáveis ao longo da tarde.
A informação sobre o interesse do Inter em William foi divulgada inicialmente pelo jornalista Lucas Collar.
Prazo para contratar
A janela de inscrições para atletas que atuam no futebol internacional encerrará nesta sexta-feira (28). Contudo, jogadores que disputam os Estaduais poderão ser inscritos por novas equipes até 11 de abril.
Assim como em 2024, nesta temporada a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) abrirá uma janela excepcional de registro entre os dias 10 de março e 11 de abril.
Situação de William no Cruzeiro
Um dos melhores jogadores do Cruzeiro na primeira metade da temporada de 2024, William perdeu o prestígio com a torcida na reta final do ano. O lateral-direito não tem feito boas atuações em 2025 e passou a receber forte cobrança dos cruzeirenses.
O camisa 12 perdeu um pênalti na eliminação celeste para o América-MG na semifinal do Campeonato Mineiro. Ele foi o responsável pela primeira cobrança do Cruzeiro, mas parou no goleiro Matheus Mendes. A Raposa perdeu a disputa por 4 a 2.
As cobranças extrapolaram o campo, e William foi alvo de uma ação criminosa.
+ Leia também: Cruzeiro se posiciona sobre ataques a jogadores após eliminação no Mineiro
Na noite desse domingo (23), viralizou uma imagem nas redes sociais em que três bonecos, vestidos com a camisa do Cruzeiro, estavam mutilados e carregavam os nomes de William, Marlon e Matheus Pereira. Os objetos foram afixados em um viaduto de Belo Horizonte.
William chegou ao Cruzeiro ainda sob a gestão de Ronaldo Nazário à frente da SAF. Inicialmente, ele assinou um contrato de produtividade, já que vinha de um ano e nove meses sem jogar. No entanto, o bom rendimento em campo fez com que o Cruzeiro renovasse o vínculo até dezembro de 2026.
Ao todo, o lateral disputou 108 jogos pelo Cruzeiro, marcou seis gols e deu 15 assistências. A melhor temporada foi a de 2024, quando William chegou à Seleção Brasileira.
Momento de Wanderson no Internacional

Bem avaliado pelo Cruzeiro, Wanderson é titular do Internacional. O atacante disputou nove jogos pelo time colorado neste ano, marcou um gol e deu uma assistência. Dessas partidas, ele só não iniciou as partidas em duas oportunidades.
Wanderson está no Inter desde 2022, quando foi emprestado pelo Krasnodar, da Rússia. Naquele ano, fez 32 apresentações, anotou sete gols e deu três passes decisivos aos companheiros.
O melhor momento do atacante pelo Internacional foi em 2023. Naquela temporada, Wanderson entrou em campo em 61 oportunidades, balançou as redes oito vezes e deu 10 assistências.
Já em 2024, o ponta atuou em 43 jogos, marcou cinco gols e deu cinco passes para outros.
O vínculo de Wanderson com o Internacional vai até o fim deste ano. Em julho, ele está liberado para assinar pré-contrato com qualquer equipe.
Dívida do Inter com o Cruzeiro
Em outubro de 2024, a diretoria celeste acionou a Câmara Nacional de Resolução e Disputas (CNRD), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), para cobrar o pagamento do Colorado por Wesley. O atacante foi vendido aos gaúchos em fevereiro do ano passado.
Previamente à chegada de Wesley ao Inter, o Cruzeiro tinha uma dívida de R$ 10,7 milhões com o Palmeiras.
Para ficar com o atacante, os gaúchos teriam assumido o débito do Cruzeiro com o Palmeiras, o que não tem sido cumprido, de acordo com Pedrinho em entrevista exclusiva ao Central da Toca.
“Não foi resolvido, nós entramos [na CNRD]. O Inter não pagou nada. Perguntei ao nosso advogado se tinha jeito de entrar na Fifa, ele disse que não, que é só com jogador de fora. Eu não vou dar colher de chá, não”
Pedrinho, dono da SAF do Cruzeiro
“Nós pagamos as prestações para o Palmeiras o ano todo, e eles [Inter] não nos pagaram nenhuma prestação. Está na Justiça. Vamos ver lá o que acontece”, encerrou.

