Em negociação com o Zenit, da Rússia, o meia Matheus Pereira treinou parcialmente com o elenco do Cruzeiro nesta quinta-feira (20). Sob o comando do português Leonardo Jardim, a atividade estava marcada para as 10h (de Brasília), na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte.
+ Leia também: Matheus Pereira no Cruzeiro: relembre momentos que antecederam oferta do Zenit
Segundo apuração do Central da Toca e da Samuca TV, o meia participou somente da primeira parte da atividade, mas deixou os trabalhos no momento principal do treinamento.
Pouco tempo depois, a reportagem flagrou Matheus chegando a uma clínica de BH para fazer exames médicos. O meia estava acompanhado de um segurança do clube e o empresário Eduardo Maluf.
Com poucas horas para definir a sequência da carreira, o camisa 10 do Cruzeiro tem conversado com a sua família e com o seu estafe antes de dar a resposta definitiva ao clube russo. A documentação entre as partes está pronta, mas a negociação só será sacramentada com a assinatura de Matheus Pereira.
Conforme apuração do Central da Toca, caso aceite a proposta do Zenit, Matheus Pereira teria que ser registrado pelo clube europeu antes de 18h (de Brasília). O prazo-limite seria até 17h59 (de Brasília), já que, pelo fuso horário, São Petersburgo está seis horas à frente do horário de Brasília.
Vale ressaltar que, antes de fazer o registro de Matheus Pereira, o Zenit também teria que dar entrada nos trâmites legais no sistema da Fifa para acertar a transferência junto ao Cruzeiro.
Valores da negociação
Os valores das tratativas ainda são mantidos sob sigilo pelas partes, mas o Central da Toca apurou que o negócio pode alcançar 20 milhões de euros (R$ 118 milhões na cotação atual) com bônus em caso de metas alcançadas pelo atleta. A Raposa detém 50% dos direitos econômicos.
Reposição?
Caso queira buscar uma reposição para Matheus Pereira no mercado da bola, o Cruzeiro também terá que correr contra o tempo.
A janela de transferências para todos os clubes brasileiros contratarem novos jogadores está aberta desde 3 de janeiro e se encerra no dia 28 de fevereiro – sexta-feira de Carnaval.
Depois disso, os times ainda terão um prazo entre março e o início de abril para registrar no Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), jogadores que disputaram campeonatos estaduais. Os atletas precisam ter jogado as competições regionais.
Matheus Pereira pelo Cruzeiro
Emprestado em julho de 2023 pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita, Matheus Pereira foi comprado pelo Cruzeiro em junho do ano passado. Na ocasião, a diretoria celeste desembolsou cerca de 5 milhões de euros (na cotação da época, R$ 30 milhões) pela contratação do atleta.
Ao todo, em quase dois anos de sua passagem pela Toca da Raposa II, Matheus Pereira soma 81 partidas pelo Cruzeiro, com 12 gols e 17 assistências.

