O Cruzeiro se manifestou oficialmente, nesta quinta-feira (20), sobre a recusa de Matheus Pereira na negociação com o Zenit, da Rússia. À reportagem do Central da Toca, o clube celeste informou que a não conclusão da venda se deu em função de o meia e o clube russo não terem chegado a um acordo.
Conforme explicou o clube, existia um acordo entre Cruzeiro e Zenit. Matheus Pereira e seu estafe falaram do interesse de seguir para a Rússia. Mais perto do final do prazo para o desfecho da transferência, no entanto, não houve acordo entre Pereira e Zenit. O clube diz que não participou desta parte da operação. Por fim, o Cruzeiro garantiu que, como tem contrato, Matheus seguirá na Toca da Raposa II.
O Cruzeiro ainda diz que o desfecho da negociação de Matheus não tem qualquer relação com resultado de exame médico, realizado na manhã desta quinta.
+ Leia também: Matheus Pereira não assina com Zenit e seguirá no Cruzeiro
O camisa 10 avaliava a possibilidade de se transferir ao time do leste europeu desde terça-feira (18). O Cruzeiro aguardava a assinatura do jogador de 28 anos para concluir os últimos trâmites e sacramentar a venda. O que não ocorreu.
Cruzeiro, Matheus e Zenit tinham um tempo curto para finalizar os trâmites burocráticos da transferência. Isso porque a janela de inscrições na Rússia tinha prazo-limite até 17h59, já que, pelo fuso horário, São Petersburgo está seis horas à frente do horário de Brasília.
Matheus Pereira fez exames médicos
Enquanto se decidia sobre a saída, Pereira treinou normalmente na Toca da Raposa II. O meia foi o centro das atenções na atividade aberta à imprensa nessa quarta-feira (19). Nesta quinta, porém, fez apenas parte da atividade e foi liberado.
Matheus Pereira passou por exames médicos em uma clínica de Belo Horizonte nesta tarde. A reportagem do Central da Toca flagrou o meia chegando acompanhado do empresário Eduardo Maluf e de um segurança do Cruzeiro.
Desejo de voltar à Europa
Ao recusar o Zenit, Matheus deixou de lado neste momento um desejo pessoal. O armador havia dito em entrevista recente que tinha o objetivo de voltar ao futebol europeu.
Matheus explicou que queria atuar no velho continente para ficar mais próximo da família e criar o filho, que está para nascer.
“Sempre deixei muito claro, no final do ano eu conversei com o Pedrinho, conversei com o Alexandre Mattos, conversei com meu empresário, e falei que tinha o desejo de sair. A gente vai ter um filho agora e eu queria muito criar meu filho na Europa. Infelizmente, não aconteceu”, disse após a derrota celeste por 2 a 0 para o Atlético-MG, em 9 de fevereiro.
Números do meia pelo Cruzeiro
Emprestado em julho de 2023 pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita, Matheus Pereira foi comprado pelo Cruzeiro em junho do ano passado. Na ocasião, a diretoria celeste desembolsou cerca de 5 milhões de euros (na cotação da época, R$ 30 milhões) pela contratação do atleta.
Ao todo, em quase dois anos de sua passagem pela Toca da Raposa II, Matheus Pereira soma 81 partidas pelo Cruzeiro, com 12 gols e 17 assistências.
Pereira tem contrato com o Cruzeiro até junho de 2026.

