O Cruzeiro já tem um acordo encaminhado com o Zenit, da Rússia, para vender os direitos econômicos de Matheus Pereira, de 28 anos. O clube mineiro aguarda apenas a resposta do meio-campista para prosseguir com a negociação.
Os valores das tratativas ainda são mantidos sob sigilo pelas partes, mas a reportagem apurou que pode alcançar 20 milhões de euros (R$ 118 milhões na cotação atual) com bônus em caso de metas alcançadas pelo atleta. O Cruzeiro detém 50% dos direitos econômicos.
Conforme apurou Central da Toca e Samuca TV, Matheus ainda não deu uma resposta final sobre a transferência. Ele conversa com membros do seu estafe e familiares para tentar tomar a decisão nas próximas horas.
Os prazos para uma eventual negociação, vale lembrar, são curtos. Isso porque a janela de transferências internacionais na Rússia se encerrará nesta quinta-feira (20).
+ Leia também: Cruzeiro ainda pode ir ao mercado? Entenda prazos do futebol brasileiro
Matheus Pereira tem contrato com o Cruzeiro até junho de 2026 e seus direitos econômicos são divididos entre os mineiros e o Al-Hilal, da Arábia Saudita.
A informação sobre o avanço das negociações foi divulgada inicialmente pelo jornalista Heverton Guimarães e confirmada pelo Central da Toca.
Reposição?
Caso queira buscar uma reposição para Matheus Pereira no mercado da bola, o Cruzeiro também terá que correr contra o tempo.
A janela de transferências para todos os clubes brasileiros contratarem novos jogadores está aberta desde 3 de janeiro e se encerra no dia 28 de fevereiro – sexta-feira de Carnaval.
Depois disso, os times ainda terão um prazo entre março e o início de abril para registrar no Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), jogadores que disputaram campeonatos estaduais. Os atletas necessariamente precisam ter jogado as competições regionais.
Matheus Pereira pelo Cruzeiro
Emprestado em julho de 2023 pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita, Matheus Pereira foi comprado pelo Cruzeiro em junho do ano passado. Na ocasião, a diretoria celeste desembolsou cerca de 5 milhões de euros (na cotação da época, R$ 30 milhões) pela contratação do atleta.
Ao todo, em quase dois anos de sua passagem pela Toca da Raposa II, Matheus Pereira soma 81 partidas pelo Cruzeiro, com 12 gols e 17 assistências.

