O Cruzeiro anunciou na tarde desta sexta-feira (14) a contratação do zagueiro Mateo Gamarra, que pertence ao Athletico-PR. O paraguaio de 24 anos foi emprestado ao clube celeste em uma operação que envolveu a cessão do atacante Tevis ao Furacão.
Gamarra assinou com o Cruzeiro até 31 de dezembro de 2025. O jogador chegará a Belo Horizonte na próxima semana para iniciar os treinos com o restante do grupo na Toca da Raposa II.
Gamarra chega à Toca II como peça de reposição a João Marcelo, que passou por cirurgia no joelho direito e só deve voltar às atividades com bola na fim do ano. O camisa 43 foi operado na semana passada.
Ele será opção para o técnico Leonardo Jardim, que tem à disposição Fabrício Bruno, Jonathans Jesus e Lucas Villalba. O treinador também observa de perto os jovens Bruno Alves e Janderson, que treinam com os profissionais.
Troca com Tevis
Para receber o zagueiro, o Cruzeiro precisou ceder Tevis ao Furacão. O ponta também foi emprestado ao clube paranaense até o fim do ano.
A Raposa entende que Tevis precisa de mais minutos em campo para conseguir completar o processo de maturidade no profissional, coisa que ele não teria no Cruzeiro devido à concorrência.
No Furacão, o atacante poderá se desenvolver durante a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro.
Tevis tem contrato com o Cruzeiro até 31 de dezembro de 2026.
Carreira de Mateo Gamarra
Contratado em 2024, junto ao Olimpia, do Paraguai, Mateo Gamarra soma 38 partidas pelo Athletico-PR e um gol marcado.
Gamarra foi revelado pelo Independiente, um pequeno clube do seu país, e, na sequência, foi emprestado ao 12 de Octubre.
Impulsionado pelo bom rendimento, Gamarra foi novamente emprestado; dessa vez, ao Olimpia. Pelo tricampeão da Copa Libertadores, o zagueiro fez 99 jogos, com cinco gols e uma assistência.
Na carreira, Mateo já foi campeão paranaense (2024), da Copa do Paraguai (2021), da Supercopa do Paraguai (2021) e da Liga Paraguaia (2022).

