Após perder João Marcelo, o Cruzeiro foi ao mercado em busca de um substituto para a zaga. O primeiro nome escolhido como alvo pela diretoria foi o de João Victor, de 26 anos, do Vasco. O clube celeste já abriu negociações para tentar contratá-lo.
O defensor do Vasco é representado por Paulo Pitombeira, agente brasileiro que intermediou as negociações entre Cruzeiro e Leonardo Jardim e que esteve na Toca da Raposa II no início desta semana, quando o treinador português foi apresentado aos jornalistas e ao grupo de jogadores.
João Marcelo, vale lembrar, passou por cirurgia no último dia 6 após sofrer contusão multiligamentar associada a lesões meniscais no joelho direito. Ele precisará de, no mínimo, oito meses para retornar aos gramados.
+ Leia também: João Marcelo desfalcará o Cruzeiro por quanto tempo? Especialista projeta volta
Início no Corinthians
Natural de Bauru, no interior de São Paulo, João Victor rodou pelas bases de Noroeste e Botafogo-SP até acertar com o Atlético-MG, em 2015. Antes de ganhar oportunidade em uma equipe principal, ainda se transferiu para o Corinthians, em 2017, período em que começou a ganhar projeção.

Já no profissional, João Victor aproveitou empréstimos para Inter de Limeira e Atlético-GO, em 2020, para ganhar minutagem e experiência. Em 2021, retornou ao Parque São Jorge e se destacou. Foram 76 jogos pelo Corinthians, entre 2021 e meados de julho de 2022, antes de uma transferência para o Benfica, de Portugal.
Venda ao Benfica
Em 4 de julho de 2022, o Corinthians vendeu João Victor ao Benfica. O clube paulista recebeu 8 milhões de euros (R$ 44 milhões na cotação da época) por 55% dos direitos econômicos que detinha do jogador. O restante era do Coimbra, que vendeu 25% e manteve 20%.

Com a camisa do português, o jovem defensor não alcançou a adaptação esperada e entrou em campo apenas três vezes na temporada 2022/23. Em janeiro de 2023, foi emprestado ao Nantes, da França, onde disputou 16 jogos e deu uma assistência.
No fim de 2023, de volta ao Benfica, recebeu a notícia de que estava fora dos planos da equipe portuguesa. Na época, a imprensa portuguesa noticiou um afastamento por suposto caso de indisciplina. Ele chegou a entrar em campo duas vezes – a última delas em 3 de dezembro – até receber uma oferta do Vasco e voltar ao Brasil.

Chegada ao Vasco como estrela
Em 31 de dezembro, o Vasco anunciou a contratação de João Victor e vínculo por cinco temporadas, até 2028. Os cariocas prometeram pagar 6 milhões de euros (R$ 32 milhões na cotação da época) parcelados ao Benfica, além de cerca de 2 milhões de euros em gatilhos e cumprimento de metas. Essa foi a primeira contratação da ‘era Alexandre Mattos’ no clube. Hoje, Mattos é CEO do Cruzeiro.
João Victor chegou ao Vasco como a segunda contratação mais cara da história do clube, atrás apenas de Edmundo, contratado da Fiorentina por 15 milhões de dólares em 1999.
Com a camisa do Vasco, João Victor entrou em campo 37 vezes em 2024 – marcou um gol e deu duas assistências.
Na última segunda-feira (10), o defensor se envolveu em uma polêmica com a torcida do clube após o empate por 0 a 0 com o Sampaio Corrêa, pelo Campeonato Carioca. O zagueiro discutiu com torcedores que estavam próximos ao vestiário visitante do estádio Lourival Gomes de Almeida, em Saquarema, no interior do Rio de Janeiro.
Depois do episódio, João Victor foi cobrado por torcidas organizadas do Vasco nas redes sociais.

