Em negociação para assumir o comando técnico do Cruzeiro, Renato Gaúcho tem uma vantagem em relação aos concorrentes ao cargo. O treinador já trabalhou com cinco atletas do elenco celeste, tendo três deles em grande fase sob o seu respaldo.
O primeiro atleta celeste a ser dirigido por Renato foi o meio-campista Eduardo. Eles trabalharam juntos no Fluminense em 2009.
+ Leia também: Relembre os últimos trabalhos de Renato Gaúcho, plano A do Cruzeiro no mercado
Na oportunidade, Renato escalou Eduardo em quatro jogos do time carioca, sendo apenas um como titular. O armador ainda marcou um gol nesse período.
Walace foi o segundo atleta da Raposa a fazer parte de uma equipe comandada por Renato. O volante fez parte do elenco do Grêmio na temporada de 2016 e foi peça-chave do time de Gaúcho.
Das 16 partidas de Portaluppi no Imortal naquele ano, Walace participou de 12. Ele foi titular em todas essas oportunidades e deu uma assistência.
Trio viveu grande fase sob comando de Renato
Um trio de jogadores que viveu grande fase sob o comando de Renato é formado por Matheus Henrique, Lucas Silva e Gabigol. Os dois primeiros ainda no Grêmio, enquanto o último na passagem do técnico pelo Flamengo.
Matheusinho era considerado o ‘motorzinho’ do time gremista. Eles dividiram o dia a dia no clube gaúcho de 2017 a 2021.
Durante esse período, o meio-campista entrou em campo 114 vezes, sendo 106 começando entre os titulares. Matheus Henrique anotou seis tentos e deu quatro assistências.
Já Lucas Silva trabalhou com Renato em 80 oportunidades entre 2020 e 2023. No entanto, o volante só foi escalado entre os 11 iniciais em 48 jogos. Foram dois gols e um passe decisivo aos companheiros.
Renato e Gabriel Barbosa trabalharam juntos em 2021, quando foram vice-campeões da Copa Libertadores, do Campeonato Brasileiro e semifinalistas da Copa do Brasil pelo Flamengo. Na ocasião, o centroavante viveu um período iluminado.
Gabigol disputou 28 jogos como titular sob o comando de Gaúcho, marcou 18 gols e deu oito assistências.
Negociação entre Renato e Cruzeiro
A situação entre Cruzeiro e Renato Gaúcho esquentou nessa segunda-feira (27), mas ainda sem ter uma definição. Conforme apuração do Central da Toca e da Samuca TV, o clube mineiro chegou em um ‘teto’ salarial na proposta feita ao treinador e aguarda resposta para avançar na contratação nas próximas horas.
A reportagem apurou que as conversas entre as partes foram muito positivas durante todo o dia. Renato está sem time desde dezembro do ano passado, quando deixou o comando do Grêmio, e o Cruzeiro analisa as possibilidades no mercado após a demitir de Fernando Diniz.
Entretanto, Renato fez uma pedida inicial que assustou o Cruzeiro em um primeiro momento. Por sua vez, a diretoria celeste fez uma contraproposta com uma diferença importante no valor do salário.
Se o técnico aceitar reduzir os vencimentos, a chance de um acordo é bem grande.
Pedro Lourenço, dono da SAF do Cruzeiro, tem grande apreço pelo treinador, assim como Alexandre Mattos, CEO do clube.

