Diretor de marketing do Cruzeiro, Marcone Barbosa confirmou a informação antecipada pelo Central da Toca no início de março. O clube celeste pretende reativar a Caravana, que foi sucesso entre os torcedores do interior de Minas Gerais nos anos anteriores.
Em entrevista à reportagem, na última sexta-feira (7), na inauguração da nova loja do Cruzeiro na Savassi, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, Marcone afirmou que a Raposa divulgará novidades sobre a retomada da iniciativa em breve. No entanto, não deu detalhes dos ajustes que serão feitos.
“Quando cheguei no clube, esse assunto já estava em andamento, não é um assunto que eu estou trazendo. O clube já tem uma estrutura muito boa na área de marketing e negócios. Esse assunto já vinha sendo debatido dentro do clube e em breve teremos novidades. A ideia é realmente reviver essa Caravana, que funcionou muito bem”, disse.
A Caravana não ocorre desde 4 de abril do ano passado. A última edição foi realizada em Varginha, no Sul de Minas.
+ Leia também: Cruzeiro planeja retomada de projeto da Caravana para sequência de 2025
Antes disso, o Cruzeiro fez outros três eventos em 2024. O primeiro deles foi em Pouso Alegre, também na mesma região, no dia 18 de fevereiro.
Até chegar em Varginha, o projeto passou por Juiz de Fora, na Zona da Mata, no dia 26 de fevereiro, e Betim, na Região Metropolitana de BH (RMBH), em 2 de março.
Caravana do Cruzeiro
As pessoas que compareceram às ações puderam conhecer ex-jogadores, ídolos, assistir a shows e jogos, além de comprar itens oficiais do Cruzeiro. As mascotes Raposão e Raposinho também foram atrações.
O projeto foi criado em agosto de 2022, ainda na gestão de Ronaldo Nazário à frente da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) celeste.
No primeiro ano da ação, o clube levou o evento para cinco cidades mineiras: Prudente de Morais, Divinópolis, Montes Claros, Itabira e Conselheiro Lafaiete, respectivamente.
Lafaiete ganhou uma segunda edição como ‘recompensa’ por maior engajamento do público. Ronaldo participou do evento, que também contou com a presença de Pedro Lourenço, à época, investidor do Cruzeiro.
+ Leia também: Cruzeiro faz diagnóstico da redução de sócios e define estratégia para retomar crescimento
Reativação dos redutos
Ainda ao Central da Toca, Marcone também revelou que tem a pretensão de reativar os redutos de torcedores do Cruzeiro. A princípio, a ideia é ter o clube celeste ajudando de alguma forma na concentração dos cruzeirenses espalhados por Minas e outros estados.
“Eu lembro também que, na minha época ou um pouco antes, a gente fazia outros eventos, como os redutos. O torcedor gostava muito. E uma das ideias é reviver esses momentos dos redutos no interior de Minas”
Marcone Barbosa, diretor de marketing do Cruzeiro
“A gente ainda tem contato com essa turma toda. Logo quando voltei para o clube, vários representantes de redutos me mandaram mensagens. A ideia é ver e entender como está o cenário e a parte interna do clube, o que está se pensando em fazer. Tendo viabilidade, a gente pode retornar com isso”, completou.
Inicialmente, Marcone pensa em retomar o projeto em cidades mineiras. Logo depois, planeja expandir a ação conjunta entre Cruzeiro e torcida para fora do Brasil.
“Naquele momento foi muito interessante, a gente ativou muitos torcedores não só dentro do estado, mas fora do estado e em outras capitais. Quando encerrei minha primeira etapa no clube, já estava com a ideia de levar os redutos para fora do Brasil. É um projeto que gostei muito e a ideia é retomá-lo”, finalizou.
Os redutos citados por Marcone tinham a presença de ex-jogadores que marcaram época no clube celeste. Os torcedores se encontravam em bares para acompanhar aos jogos do Cruzeiro. Além disso, podiam tirar foto com taças conquistadas pela Raposa.

