A minissérie “A Peneira”, do canal BR Futsal, mostrou os bastidores de uma peneira com mais de 2 mil candidatos no Cruzeiro Futsal. A seletiva para as categorias sub-17 e sub-20 aconteceu no mês passado, no Ginásio Dona Salomé, no Parque Esportivo do Barro Preto, em Belo Horizonte.
O vídeo, publicado nesta quarta-feira (5), mostrou uma fila formada por milhares de pessoas em busca de alcançar o sonho de ser um jogador profissional de futsal e vestir a camisa do Cruzeiro.
Leia também: Ex-Cruzeiro revela bastidor curioso de Jardim e lista qualidades: ‘Enérgico’
De acordo com o coordenador técnico Paulinho Cardoso, em entrevista ao BR Futsal, a escolha dos jogadores para a próxima fase depende de alguns atributos.
“Na minha concepção, você analisa a parte individual motora do atleta. A partir daí você já começa a enxergar se ele tem as condições. Um atleta muito competitivo faz uma diferença muito maior que alguém talentoso. O talento, na pirâmide, ele é só um pedacinho”, relatou.
Avaliação
Antes do início da peneira, o técnico Henrique Biaggi, do time profissional do futsal do Cruzeiro, ressaltou alguns pontos importantes que o atleta precisa ter para alcançar um bom nível na modalidade.
O treinador assumiu a equipe celeste em 2024 para a sequência da temporada e teve uma passagem vitoriosa pelo time do Três Rios, do interior do Rio de Janeiro.
“A responsabilidade é gigantesca. A gente vai ter que detectar o máximo possível do atleta em relação ao posicionamento, a domínio de bola, finalização, parte técnica e exigência do jogo”, considera.
Paulinho Cardoso ainda destaca alguns pontos a serem considerados em um momento de grande pressão durante a peneira.
“Hoje é o primeiro dia, são 10 minutos. Você que participa ou já participou de liga nacional, sabe que uma estreia sempre é difícil. Imagina estar aqui, em uma peneira. Então tem que considerar isso”, disse.
Formato
A peneira foi dividida em vários jogos para dar oportunidade a todos os garotos entrarem em campo e mostrar seu talento. O supervisor de Cruzeiro futsal, André Mesquita, pontuou a forma como os jogadores foram colocados para facilitar no momento de identificação e escolha.
Os atletas são enumerados em uma lista e divididos entre coletes com números e cores.
“A lista fica com os avaliadores que, de acordo com a aprovação, vão marcando com um marca-texto, e depois chamam os atletas para conversar”, relatou.
Resultado
O CEO do Cruzeiro Futsal, Lucas Motta, reuniu alguns jogadores e revelou os nomes dos pré-selecionados para o segundo dia de testes. Na reunião explicitada no vídeo, o executivo citou o nome de 10 garotos que terão mais uma oportunidade de mostrar o talento.
A mãe de um dos meninos que não foi selecionado contou que viajou cerca de 10 horas para chegar a Belo Horizonte na luta pelo sonho do filho. Os dois vieram de São Romão, passaram por Pirapora, até chegar a capital mineira.
“A gente não vai desistir”, destacou.
Atualmente, o Cruzeiro Futsal disputa o Campeonato Mineiro da modalidade e o Campeonato Brasileiro.

