publicidade

Minissérie mostra bastidores de peneira com 2 mil candidatos no Cruzeiro

Vídeo publicado nesta quarta-feira (5) mostrou fila gigante no Parque Esportivo do Barro Preto com milhares de pessoas

publicidade

A minissérie “A Peneira”, do canal BR Futsal, mostrou os bastidores de uma peneira com mais de 2 mil candidatos no Cruzeiro Futsal. A seletiva para as categorias sub-17 e sub-20 aconteceu no mês passado, no Ginásio Dona Salomé, no Parque Esportivo do Barro Preto, em Belo Horizonte.

O vídeo, publicado nesta quarta-feira (5), mostrou uma fila formada por milhares de pessoas em busca de alcançar o sonho de ser um jogador profissional de futsal e vestir a camisa do Cruzeiro.

Leia também: Ex-Cruzeiro revela bastidor curioso de Jardim e lista qualidades: ‘Enérgico’

De acordo com o coordenador técnico Paulinho Cardoso, em entrevista ao BR Futsal, a escolha dos jogadores para a próxima fase depende de alguns atributos.

“Na minha concepção, você analisa a parte individual motora do atleta. A partir daí você já começa a enxergar se ele tem as condições. Um atleta muito competitivo faz uma diferença muito maior que alguém talentoso. O talento, na pirâmide, ele é só um pedacinho”, relatou.

Avaliação

Antes do início da peneira, o técnico Henrique Biaggi, do time profissional do futsal do Cruzeiro, ressaltou alguns pontos importantes que o atleta precisa ter para alcançar um bom nível na modalidade.

O treinador assumiu a equipe celeste em 2024 para a sequência da temporada e teve uma passagem vitoriosa pelo time do Três Rios, do interior do Rio de Janeiro.

“A responsabilidade é gigantesca. A gente vai ter que detectar o máximo possível do atleta em relação ao posicionamento, a domínio de bola, finalização, parte técnica e exigência do jogo”, considera.

Paulinho Cardoso ainda destaca alguns pontos a serem considerados em um momento de grande pressão durante a peneira.

“Hoje é o primeiro dia, são 10 minutos. Você que participa ou já participou de liga nacional, sabe que uma estreia sempre é difícil. Imagina estar aqui, em uma peneira. Então tem que considerar isso”, disse.

Formato

A peneira foi dividida em vários jogos para dar oportunidade a todos os garotos entrarem em campo e mostrar seu talento. O supervisor de Cruzeiro futsal, André Mesquita, pontuou a forma como os jogadores foram colocados para facilitar no momento de identificação e escolha.

Os atletas são enumerados em uma lista e divididos entre coletes com números e cores.

“A lista fica com os avaliadores que, de acordo com a aprovação, vão marcando com um marca-texto, e depois chamam os atletas para conversar”, relatou.

Resultado

O CEO do Cruzeiro Futsal, Lucas Motta, reuniu alguns jogadores e revelou os nomes dos pré-selecionados para o segundo dia de testes. Na reunião explicitada no vídeo, o executivo citou o nome de 10 garotos que terão mais uma oportunidade de mostrar o talento.

A mãe de um dos meninos que não foi selecionado contou que viajou cerca de 10 horas para chegar a Belo Horizonte na luta pelo sonho do filho. Os dois vieram de São Romão, passaram por Pirapora, até chegar a capital mineira.

“A gente não vai desistir”, destacou.

Atualmente, o Cruzeiro Futsal disputa o Campeonato Mineiro da modalidade e o Campeonato Brasileiro.

Siga o Central nas redes
Samuel Chaves
Samuel Chaves é repórter do Central da Toca. Já integrou a equipe de esportes da Record TV e foi representante do Cruzeiro no programa Placar Eletrônico, da Rádio 98FM de Teófilo Otoni. Também atuou como setorista do clube celeste pelo Esporte News Mundo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Ingressos para Cruzeiro Futsal x Magnus no Mineirinho: preços e como comprar

Equipe mineira vem de vitória e enfrenta o segundo colocado da Liga Nacional de Futsal

Cruzeiro Futsal confirma jogo da LNF contra o Magnus no Mineirinho; saiba detalhes

Mineiros e paulistas se enfrentam no sábado (10), às 17h (de Brasília), em Belo Horizonte, pela 4ª rodada da Liga Nacional de Futsal (LNF)

Cruzeiro Futsal expõe problemas financeiros, saída de jogadores e aponta culpados

Seis jogadores rescindiram contrato com o Cruzeiro Futsal após atraso de salários; time celeste é o lanterna da Liga Nacional

Cruzeiro Futsal decide mandar jogo no Mineirinho e negocia mudança de sede

Estreante na LNF, Cruzeiro deve trocar Mariana por Betim na temporada 2025