Impactado positivamente pela presença no bloco da Liga Forte União (LFU), o Cruzeiro aumentou o seu faturamento em mais de 50% com os direitos de transmissão. De acordo com apuração do Central da Toca e da Samuca TV, em números aproximados, o clube saiu de R$ 104 milhões, em 2024, para mais de R$ 160 milhões em 2025.
Conforme apurou a reportagem, a LFU estabelece os seguintes critérios para o pagamento dos direitos de transmissão: 45% do valor total é distribuído igualmente entre os clubes, enquanto 30% da quantia é fatiada pela posição na tabela do Campeonato Brasileiro e outros 25% baseados na audiência.
No recorte dos 30% dos valores concedidos aos clubes por performance, são considerados os índices dos três últimos anos.
Isso significa, na prática, que um terço dos 30% se relaciona à posição da equipe em 2023, um terço com relação a 2024 e um terço para este ano.
Outro detalhe relevante que a reportagem apurou diz respeito ao aumento do contrato com o passar dos anos. Entre os clubes da LFU, está estabelecido que os valores sofrerão acréscimos anualmente até 2029.
Performance do Cruzeiro no Brasileirão
Em 2023, quando retornou à elite do futebol brasileiro, o Cruzeiro tinha o objetivo de evitar um novo descenso e, de quebra, se classificar à Copa Sul-Americana. Embora a campanha tenha sido marcada pelo risco de rebaixamento até a reta final, a Raposa finalizou o Brasileiro em 14º lugar, com 47 pontos.
No ano passado, em meio à saída de Ronaldo e à chegada de Pedro Lourenço para gerir a SAF celeste, o Cruzeiro disputou 38 rodadas com maior regularidade. O time terminou a Série A na nona posição, com 52 pontos. No entanto, afetada pela falta de resultados sob o comando de Fernando Diniz, a equipe perdeu a chance de garantir vaga na Copa Libertadores por meio do Brasileirão.
Já neste ano, com um elenco mais homogêneo e diante do bom trabalho de Leonardo Jardim, o Cruzeiro esteve firme na briga pelo título e, com antecedência, carimbou passaporte à fase de grupos da Libertadores. Atrás somente de Flamengo e Palmeiras, o Cruzeiro encerrou as 38 rodadas na terceira posição, com 70 pontos, sendo a melhor campanha desde 2014.

