Desde o fim do Campeonato Brasileiro Feminino, uma ausência tem sido sentida nos jogos do Cruzeiro: a goleira Camila Rodrigues. Titular na campanha histórica das Cabulosas e campeã da Copa América com a Seleção Brasileira, ela tem sido poupada dos jogos do Campeonato Mineiro.
Após o empate por 2 a 2 diante do América-MG, que garantiu a classificação celeste na primeira colocação geral do Estadual, o técnico Jonas Urias comentou sobre a ausência da camisa 1 no time titular e explicou que o momento é de cuidado emocional e acolhimento.
“A Camila, desde toda pressão que ela sofreu, pessoalmente, profissionalmente, ela foi muito pressionada nas finais. Era a primeira vez que ela estava vivenciando a grandeza de jogar uma final de Campeonato Brasileiro. Uma atleta que se expõe, está lá dentro, é passível de cometer erros. Mas também cometeu muitos acertos, que muitas vezes são ignorados”, disse.
“Tudo Isso constrói verdades na mente de um atleta, que se dedica tanto e se doa tanto. E, quando não vem o resultado que gostaria, ela encontra muita crítica e peso. O futebol feminino está se constituindo, é feito pelas atletas. A modalidade cresce e o ritmo de crescimento, as atletas, muitas vezes, estão buscando condições de crescer junto”, explicou.
Jonas ressaltou que Camila está sendo acompanhada e recebe suporte contínuo do Departamento de Saúde e Performance do clube, especialmente na área de saúde mental.
“A Camila está num momento gerenciando, está precisando de tempo e espaço para gerenciar resquícios daquele momento tão difícil que ela viveu, de conseguir receber tamanho peso que foram as finais do Campeonato Brasileiro e, agora, ela está trabalhando com ela mesma, cuidado de si mesma e está recebendo todo apoio do departamento de saúde mental do Cruzeiro, liderado pela Isabela, nossa psicóloga. Ela precisa desse momento de apoio, acolhimento e respeito ao espaço e, assim, estamos fazendo”,
Jonas Urias, técnico do Cruzeiro
Rodízio no gol
Nos cinco jogos do Cruzeiro até aqui no Campeonato Mineiro, o treinador alternou entre duas goleiras na equipe titular: Leilane, de 20 anos, e Taty Amaro, atleta que mais vezes vestiu a camisa das Cabulosas. Taty, no entanto, já tem um pré-contrato assinado com o Santos e vai deixar o clube no fim da temporada.
Camila Rodrigues no Cruzeiro
Camila Rodrigues chegou ao Cruzeiro em 2024, após passagem pelo Santos. Ganhou a titularidade neste ano e esteve presente em convocações da Seleção Brasileira, sendo campeã da Copa América.
Em 2025, disputou 21 partidas pela Raposa, sendo uma pela Copa do Brasil, duas pela Supercopa do Brasil e 17 pelo Campeonato Brasileiro.
No torneio nacional, foi uma das destaques na campanha que terminou com o inédito vice-campeonato.
Agenda das Cabulosas
Classificado para as semifinais do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro enfrentará o Itabirito em dois jogos. A partida de ida será no dia 1º de novembro (sábado), às 10h, no Estádio Coronel Afonso de Moura Castro, em Itabirito. A volta acontece no dia 8 de novembro (sábado), às 15h, na Arena Gregorão, em Contagem.
Em busca do tetracampeonato (o terceiro consecutivo), o Cruzeiro encerrou a primeira fase na liderança, com 13 pontos conquistados em cinco jogos: foram quatro vitórias e um empate.

