publicidade

Cruzeiro disputará Copa Libertadores Feminina pela primeira vez na história

Cabulosas se classificaram para a final do Brasileirão Feminino, diante do Palmeiras, e garantiram vaga na disputa da competição continental

publicidade

O Cruzeiro está na Libertadores! As Cabulosas se classificaram, na manhã deste domingo (31), para a Copa Libertadores Feminina de 2026. Mesmo com a derrota por 2 a 1 para o Palmeiras, no Independência, em Belo Horizonte, a equipe celeste avançou à final do Brasileirão Feminino com a vitória em 4 a 3 no agregado, e garantiu vaga inédita na competição continental.

Ao lado do Cruzeiro, o Corinthians superou o São Paulo, no Canindé, na capital paulista, e é o segundo time classificado para a edição de 2026. O adversário da Raposa na final do Brasileiro é o atual campeão da Libertadores 2024. As ‘Brabas’ conquistaram o sexto título diante do Santa Fe, no Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai.

Apesar do preenchimento das vagas para a disputa da Libertadores em 2026, a competição ainda não tem data de início definida. Isso porque a edição de 2025 ainda não aconteceu. O torneio está previsto para começar em outubro. Além do Corinthians, o São Paulo, vice-campeão do Brasileirão em 2024, e a Ferroviária, terceira melhor campanha do Campeonato Nacional, serão os representantes brasileiros na competição.

Final inédita

Cruzeiro fez história neste domingo (31). Além de registrar o maior público da história do futebol feminino, as Cabulosas se classificaram pela primeira vez para a final do Campeonato Brasileiro.

Com isso, o time celeste quebrou a hegemonia do ‘eixo Rio-São Paulo’, dominantes nas decisões desde a criação do torneio. O Campeonato Brasileiro Feminino, criado em 2013 pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), já teve 12 finais: nove com clubes do eixo, sendo oito entre equipes paulistas.

+ Leia também: Com recorde de público, Cruzeiro perde para o Palmeiras, mas se classifica à final inédita do Brasileiro

Os ‘intrusos’, até então, haviam sido o Avaí Kindermann (2014 e 2020) e o Internacional (2022). Mas nenhum clube fora do eixo conseguiu ser campeão. Agora, as Cabulosas têm a chance de derrubar esse tabu.

Na final, o adversário será um velho conhecido: o Corinthians, maior campeão da competição, com seis títulos. O confronto promete ser histórico, colocando frente a frente o clube mais vitorioso do futebol feminino e a grande sensação da temporada, que tem sido exemplo no país inteiro de gestão e apoio da torcida.

Campanha das Cabulosas

Na primeira fase, o Cruzeiro teve desempenho impecável, com 80% de aproveitamento: 11 vitórias, três empates e apenas uma derrota – justamente para o Corinthians. Foram 35 gols marcados e 15 sofridos.

Nas quartas de final, o time eliminou o Red Bull Bragantino: empate por 0 a 0 na ida, em São Paulo, e vitória por 2 a 0 na volta, no Independência.

Na semifinal, o Cruzeiro venceu o Palmeiras por 3 a 1 na Arena Barueri e, em casa, mesmo com a derrota por 2 a 1, confirmou a vaga para a decisão com apoio de um público recorde no Independência.

Quando será a final?

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não definiu oficialmente as datas e os horários da decisão, mas os dois próximos domingos (dias 7 e 14 de setembro) estão reservados para os confrontos da grande final.

Siga o Central nas redes
Samuel Chaves
Samuel Chaves é repórter do Central da Toca. Já integrou a equipe de esportes da Record TV e foi representante do Cruzeiro no programa Placar Eletrônico, da Rádio 98FM de Teófilo Otoni. Também atuou como setorista do clube celeste pelo Esporte News Mundo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Reforçado, Cruzeiro intensifica treinos antes da estreia no Brasileiro Feminino

Com 11 caras novas, Cruzeiro visitará o Bahia no sábado (14), em Salvador, pela 1ª rodada da Série A1

Cruzeiro no Brasileirão Feminino: CBF divulga datas e horários das 10 primeiras rodadas

Vice-campeão em 2025, Cruzeiro tentará o título inédito nesta temporada; estreia será fora de casa contra o Bahia

Dirigente explica por que o Cruzeiro optou por não disputar o Brasileiro Feminino Sub-20

Luiza Parreiras afirma que decisão é estratégica e foca na formação da base a longo prazo

Time feminino do Cruzeiro mandará jogos na Arena do Jacaré; diretora explica decisão

Cruzeiro escolheu estádio em Sete Lagoas para sediar partidas das Cabulosas em 2026; saiba detalhes