Diretora de futebol feminino do Cruzeiro, Bárbara Fonseca detalhou, em entrevista exclusiva à Samuca TV nesta quarta-feira (6), os planos para o mercado de transferências e comentou sobre os processos de renovações do elenco. No último sábado (2), o clube anunciou a contratação da volante paraguaia Monse Ayala, de 23 anos, que estava no Minas Brasília desde 2021.
Perguntada sobre qual será o perfil buscado pelo Cruzeiro, Bárbara destacou que a gestão cruzeirense quer contar com jogadores mais jovens e com potencial a ser desenvolvido pela comissão técnica.
“É legal trazer esse movimento da Monse [Ayala] como referência, porque a ideia que temos é de trazer atletas novas, com potencial para desenvolver uma das frentes e se tornar tanto um ativo quanto também entregar sua capacidade técnica, tática e física para que a gente consiga os nossos resultados”
Bárbara Fonseca, diretora do Cruzeiro, sobre perfil dos reforços
“De fato, ela estava fazendo hora extra no clube dela. Ela já estava em um patamar de nível A1. Ela estava em uma equipe de A2 e, certamente, vai nos ajudar nos últimos seis meses”, completou a gestora.
Cruzeiro vai contratar mais em 2025?
Durante a entrevista à Samuca TV, Fonseca também afirmou que a contratação de Ayala foi pontual. Segundo a diretora de futebol feminino, as Cabulosas não terão mais reforços em 2025. O foco está totalmente centralizado nas decisões contra o Corinthians, pela 3ª fase da Copa do Brasil, e o Bragantino, pelo Brasileirão da categoria.
“Não é o nosso objetivo trazer novas contratações para esta janela. É muito importante direcionarmos todas as nossas energias para as competições e para 2026. Sobre 2026, já temos feito um trabalho denso sobre o que temos no mercado, de qual atleta estará livre e faz sentido trazer para as ambições do Cruzeiro”, explicou.
Renovações no elenco
Já com relação às renovações de peças da confiança do técnico Jonas Urias, Bárbara revelou que algumas atletas já têm conversas encaminhadas para ficar no Cruzeiro.
“Em breve, teremos notícias de renovação. Já estamos alinhados com algumas atletas, que é o desejo da comissão técnica que elas permaneçam. Mas entendemos que é o momento que a gente precisa fazer com que elas tenham foco nos jogos. Não estamos atrasados, tudo é pensado estrategicamente e bem planejado. Vamos soltar as renovações e, em dezembro, começam a sair alguns nomes que vamos buscar para atuar no Cruzeiro em 2026”, enfatizou a diretora.
Embora Jonas costume mexer com frequência no time titular, algumas atletas da confiança do treinador têm contrato válido somente até o fim do ano, como a zagueira Paloma Maciel, a volante colombiana Lorena Bedoya e as meias Gaby Soares e Pri Back.

