publicidade

Cruzeiro recebe Corinthians em confronto decisivo por vaga nas oitavas da Copa do Brasil Feminina

Cruzeiro e Corinthians se enfrentam nesta quarta-feira (6), às 16h30, no Castor Cifuentes, em Nova Lima, em jogo único pela 3ª fase

publicidade

No confronto entre os times que fizeram as melhores campanhas na fase classificatória do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro receberá o Corinthians nesta quarta-feira (6), às 16h30 (de Brasília), no Castor Cifuentes, em Nova Lima, de olho em uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil Feminina. Com clima de decisão, as equipes vão se enfrentar em jogo único pela 3ª fase.

Há quase um mês, em 8 de julho, em sorteio realizado na Granja Comary, em Teresópolis, quis o destino que as plaquinhas de Cruzeiro e Corinthians se encontrassem. Pelas campanhas no Brasileirão e pelo investimento feito pelos clubes nos últimos anos, a expectativa é de um duelo bastante aberto e sem favoritismo.

+ Leia mais: Cruzeiro terá novo patrocínio e ação especial para torcida em ‘decisão’ contra Corinthians

Motivado também pela presença da torcida, o Cruzeiro chegará ao Castor Cifuentes em clima de revanche. Isso porque, nesta temporada, o Corinthians já derrotou a equipe de Jonas Urias em duas oportunidades: em 12 de março, pela semifinal da Supercopa, por 1 a 0, em São Bernardo do Campo, e em 18 de junho, pelo Brasileirão, por 4 a 2, na Fazendinha, em São Paulo.

Retorno ao calendário e novo formato

Curiosamente, o confronto mais aguardado acontece logo de cara na 3ª fase no ano em que a competição voltou ao calendário brasileiro. Criada em 2007, a Copa do Brasil Feminina foi disputada até 2016 e sofreu um hiato de oito temporadas. Já em 2025, o torneio retomou seu espaço na agenda da categoria.

Inicialmente, 32 equipes disputavam a Copa do Brasil Feminina por meio de representantes de todas as unidades federativas. A grande mudança foi a extensão do formato para 64 times em 2025.

Santos e São José são os maiores vencedores, com dois títulos cada, enquanto Audax, Duque de Caxias, Ferroviária, Foz Cataratas, Avaí Kindermann e o já extinto Saad venceram uma edição.

Cruzeiro busca título inédito; Corinthians quer o bi

Com a nítida evolução do projeto feminino, o Cruzeiro já conquistou três edições do Campeonato Mineiro, mas não quer parar por aí. Em busca do título inédito no Brasileirão, as Cabulosas também sonham em levantar a Copa do Brasil Feminina pela primeira vez.

Já o Corinthians tenta faturar o bicampeonato da Copa do Brasil, após ter conquistado a competição em 2016, logo depois da reativação da modalidade pelo clube. As Brabas somam 20 títulos, incluindo cinco Brasileiros, quatro Libertadores e duas Supercopas.

‘Reforços’ e desfalque no Cruzeiro

Para tentar eliminar o Corinthians, o técnico Jonas Urias contará com o retorno da goleira Camila Rodrigues e da zagueira Isa Haas, campeãs da Copa América no último sábado (2), nos pênaltis. Quem também volta a ficar à disposição é a volante Lorena Bedoya, vice-campeã continental pela Seleção Colombiana.

Além das jogadores que serviram às seleções, o Cruzeiro também terá a zagueira Vitória Calhau, a lateral-esquerda Clara e as atacantes Vanessinha e Byanca Brasil diante das Brabas. As quatro atletas se recuperaram de lesões em meio ao período sem jogos e, agora, reforçarão o time contra o Corinthians.

No último sábado (2), o Cruzeiro anunciou a contratação da volante paraguaia Monse Ayala, de 23 anos, para a sequência da temporada. Ela defendia o Minas Brasília desde a temporada de 2021.

Por outro lado, pelo mesmo motivo, em menos de dez meses, a paraguaia Fabíola Sandoval não enfrentará o Corinthians. No fim do mês passado, a atacante do Cruzeiro sofreu uma nova ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho esquerdo e passou por cirurgia. A lesão aconteceu durante um treino na Toca da Raposa I, em Belo Horizonte.

Como chega o Corinthians

Para enfrentar o Cruzeiro, o Corinthians chega com moral após a vitória no clássico contra o Palmeiras, por 1 a 0, na Fazendinha, no último domingo (3), pela 5ª rodada do Paulistão Feminino. O gol foi marcado pela meia-atacante Gabi Zanotti.

Assim como as Cabulosas, as Brabas também vão contar com o retorno das atletas campeãs da Copa América com a Seleção Brasileira. A zagueira/volante Mariza, a volante Yaya, a meia Duda Sampaio e a atacante Jhonson devem reforçar a equipe corintiana.

A grande dúvida no Corinthians é a presença da meia-atacante Andressa Alves. Com dores musculares, ela precisou aplicar gelo em diferentes regiões do corpo ainda durante o clássico com o Palmeiras.

Quem não será opção é a atacante Ellen, com um desconforto muscular no joelho direito.

Cruzeiro x Corinthians – Ficha técnica

  • Motivo: 3ª fase da Copa do Brasil Femnina
  • Data e horário: 6 de agosto de 2025 (quarta-feira), às 16h30 (de Brasília)
  • Local: Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima (MG)
  • Árbitro: Cássia Franca de Souza (DF)
  • Assistentes: Andressa Oliveira Pereira (MG) e Caroline Costa Silva (MG)
  • VAR: não tem
Siga o Central nas redes
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Reforçado, Cruzeiro intensifica treinos antes da estreia no Brasileiro Feminino

Com 11 caras novas, Cruzeiro visitará o Bahia no sábado (14), em Salvador, pela 1ª rodada da Série A1

Cruzeiro no Brasileirão Feminino: CBF divulga datas e horários das 10 primeiras rodadas

Vice-campeão em 2025, Cruzeiro tentará o título inédito nesta temporada; estreia será fora de casa contra o Bahia

Dirigente explica por que o Cruzeiro optou por não disputar o Brasileiro Feminino Sub-20

Luiza Parreiras afirma que decisão é estratégica e foca na formação da base a longo prazo

Time feminino do Cruzeiro mandará jogos na Arena do Jacaré; diretora explica decisão

Cruzeiro escolheu estádio em Sete Lagoas para sediar partidas das Cabulosas em 2026; saiba detalhes