publicidade

Ex-Cruzeiro, Jardim entra em top 10 dos melhores técnicos portugueses do século; veja lista

Treinador foi eleito pelo jornal A Bola, renomado veículo de Portugal, entre os melhores da função desde 2001

publicidade

Com passagem marcante pelo Cruzeiro, Leonardo Jardim foi escolhido como um dos dez melhores técnicos portugueses do século XXI. A votação, que considerou os desempenhos de 2001 até 2025, foi feita pelo jornal A Bola, um dos mais renomados do país.

Durante o mês de janeiro, o periódico elaborou a lista para diversas categorias, incluindo jogadores de futebol dos principais clubes de Portugal, treinadores portugueses e gringos, além de atletas de outros esportes.

Para a eleição dos dez nomes, A Bola considerou 50% dos votos do público e outros 50% feitos por meio de votação dos jornalistas do veículo de comunicação. A ideia surgiu como celebração dos 81 anos do jornal.

Na votação dos comandantes portugueses, Leonardo Jardim apareceu ao lado de grandes nomes do futebol mundial, como José Mourinho e Jorge Jesus. Hoje no Palmeiras, Abel Ferreira também integrou o top 10 feito pela A Bola.

Além de Jardim, Mourinho, Jesus e Abel, o jornal A Bola considerou os nomes de André Villas-Boas, Fernando Santos, Marco Silva, Paulo Fonseca, Rúben Amorim e Sérgio Conceição.

Passagem de Jardim pelo Cruzeiro

Anunciado em fevereiro de 2025, Leonardo Jardim chegou ao Cruzeiro após a demissão de Fernando Diniz. No momento da chegada, o time já atravessava uma fase ruim na temporada e apresentava um futebol abaixo do esperado.

Com o Campeonato Mineiro em andamento e praticamente eliminado na Copa Sul-Americana, o treinador viu a equipe ser desclassificada ainda na fase de grupos da competição continental e cair na semifinal do Estadual, diante do América-MG. O cenário gerou forte pressão e instabilidade nos bastidores.

A partir desse momento, Jardim iniciou uma transformação no time. Após reuniões com o elenco e com o presidente Pedro Lourenço, promoveu mudanças tanto nas peças quanto no modelo de jogo.

O ponto de virada ocorreu no empate por 1 a 1 com o São Paulo, no dia 13 de abril, no Morumbis, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o técnico realizou sete mudanças no time titular em relação aos jogos anteriores, alterando todos os setores — exceto o gol.

Na sequência, o Cruzeiro apresentou uma sequência de boas atuações, acumulou invencibilidade, subiu na tabela do Brasileirão e se consolidou na 3ª colocação, com 70 pontos, garantindo vaga direta na Libertadores de 2026, além de chegar à semifinal da Copa do Brasil.

Ao todo, Leonardo Jardim comandou o Cruzeiro em 58 jogos, sendo três amistosos, com 27 vitórias, 19 empates e 12 derrotas. A equipe marcou 78 gols e sofreu 46, resultando em um aproveitamento de 57,47%.

Siga o Central nas redes
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Baptistella, cria do Cruzeiro, estreia com gol pelo Metalist, da Ucrânia; assista

Baptistella começou a partida entre os titulares e marcou um gol no fim da primeira etapa

Ex-Cruzeiro, Eduardo tem bom início no Mirassol e deve ser titular em jogo do Brasileiro

Meio-campista, de 36 anos, reencontrará o Cruzeiro nesta quarta (11), às 19h, no Maião, pela 3ª rodada da Série A

Cria do Cruzeiro marca mais um na Premier League e encosta em Haaland na artilharia

Atacante chegou a 17 gols e segue na cola do artilheiro da competição

Cruzeiro fará ‘tira-teima’ em novo reencontro com o técnico Fernando Seabra

Ex-Cruzeiro, treinador comandará o Coritiba na quinta (5), às 21h30, no Mineirão, em BH, pela 2ª rodada do Brasileirão