Ex-atacante do Cruzeiro, Hernán Barcos, aos 40 anos, brilhou, nessa terça-feira (25), e ajudou a eliminar o Boca Juniors, da Argentina, em plena segunda fase da Copa Libertadores. O camisa 9 do Alianza Lima, do Peru, marcou gol decisivo diante do time xeneize dentro da Bombonera, em Buenos Aires.
Na semana passada, o Alianza Lima havia vencido o primeiro jogo por 1 a 0, em Lima, com gol de Ceppelini. Para se classificar sem sustos, o Boca deveria vencer por dois gols de diferença em casa, o que não aconteceu.
A equipe de Fernando Gago até derrotou o adversário, mas por 2 a 1, levando a definição da vaga para os pênaltis. Trauco, contra, abriu o placar para o Boca logo aos cinco minutos do primeiro tempo. Barcos, de cabeça, deixou tudo igual aos 19’ da etapa inicial, enquanto Kevin Zenón anotou o segundo gol dos argentinos aos 13’ do segundo tempo.
Definição nos pênaltis
Uma classificação decidida nos pênaltis sempre reserva muitas emoções para os torcedores. Para tentar avançar de fase, Gago fez uma troca de goleiros, com a saída de Agustín Marchesín e a entrada de Leandro Brey, especialista em defesas de pênaltis. Nem isso adiantou. Na última cobrança, Alan Velasco parou em Guillermo Viscarra, e o Alianza calou a Bombonera.
Agora, com a eliminação precoce na Libertadores, o Boca Juniors não tem mais chances de disputar nenhuma competição sul-americana em 2025.
Barcos pelo Cruzeiro
Em 2018, Barcos chegou ao Cruzeiro após boa passagem pela LDU, do Equador. Com a camisa celeste, o “Pirata” marcou três gols, sendo dois contra o Palmeiras na semifinal da Copa do Brasil daquele ano, e uma assistência em 24 jogos.

