Com o 2 a 2 diante do Mirassol, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro, nessa quarta-feira (11), Tite completou 10 jogos no comando do Cruzeiro. Até aqui, soma quatro vitórias, uma empate e cinco derrotas, aproveitamento de apenas 43%.
+ Leia mais: Tite reage a pedidos de demissão de torcedores do Cruzeiro após empate no Brasileiro
O desempenho abaixo apresentado no Maião reflete o que tem sido a passagem do treinador pelo time celeste. Com um time anêmico em campo, os resultados ruins acompanham a trajetória de Tite até o momento.
No Campeonato Brasileiro, competição em que o Cruzeiro foi um dos protagonistas na temporada passada, o time celeste iniciou 2026 apontado como candidato ao título. No entanto, até aqui, o que se vê é uma equipe que ainda não venceu, tem a pior defesa da competição, com oito gols sofridos, e ocupa a 19ª colocação, com apenas um ponto.
No Campeonato Mineiro, torneio em que a ideia inicial era utilizar uma equipe alternativa para priorizar o Brasileiro, os resultados também não convenceram. O time não conseguiu performar e foi necessário escalar força máxima para evitar o risco de ficar fora da fase mata-mata.
Além dos próprios resultados, o Cruzeiro precisou contar com um tropeço do North para assumir a liderança do Grupo C, posição que garante, momentaneamente, a classificação com a melhor campanha geral do Estadual. Resta ainda uma rodada para o fim da fase classificatória.
Pressão
Anunciado no dia 16 de dezembro, Tite chegou ao Cruzeiro com a missão de dar sequência ao trabalho de Leonardo Jardim, que havia levado o clube às semifinais da Copa do Brasil de 2025 e encerrado o Campeonato Brasileiro na terceira colocação, recolocando a Raposa na Libertadores.
Com currículo vitorioso, o treinador desembarcou na Toca da Raposa após passagens por grandes clubes e pela Seleção Brasileira.
No entanto, desde o início, o trabalho passou a ser alvo de desconfiança por parte da torcida, que questionava o desempenho recente do técnico no Flamengo, onde foi demitido em 2024 após resultados abaixo do esperado.
Dentro de campo, o treinador ainda não conseguiu fazer a equipe render em uma temporada cercada por altas expectativas. O Cruzeiro manteve a base do elenco e realizou a contratação de Gerson, a segunda maior da história do futebol brasileiro.
Além disso, o início de 2026 tem sido marcado por derrotas que encerraram invencibilidades históricas. Se na era Leonardo Jardim o Cruzeiro derrubava tabus negativos, agora passou a protagonizar quebras de séries positivas.
A equipe voltou a perder para o Democrata-GV em casa após mais de 30 anos, foi derrotada pelo Botafogo depois de quase 10 anos e perdeu para o Coritiba no Mineirão após 21 anos.
Tite tem sido alvo de pressão tanto pelos resultados quanto pelo desempenho apresentado. Parte da torcida já chegou a vaiar e xingar o treinador em jogo no Mineirão.
Números de Tite no Cruzeiro
Geral
- Jogos: 10
- Vitórias: 4
- Empates: 1
- Derrotas: 5
- Gols marcados: 15
- Gols sofridos: 14
- Aproveitamento: 43%
Campeonato Mineiro
- Jogos: 7
- Vitórias: 4
- Empates: 0
- Derrotas: 3
- Gols marcados: 12
- Gols sofridos: 6
Campeonato Brasileiro
- Jogos: 3
- Vitórias: 0
- Empates: 1
- Derrotas: 2
- Gols marcados: 3
- Gols sofridos: 8

