No início de 2026, o Cruzeiro tem adotado um novo estilo de jogo e passou a ser menos vertical em relação ao que apresentava sob o comando de Leonardo Jardim. Com Tite à beira do campo, o time celeste costuma ter mais a posse de bola, o que não aconteceu na vitória contra o América-MG, pelo Campeonato Mineiro, nesse domingo (8).
No triunfo diante do arquirrival, foi a primeira vez que o Cruzeiro teve menor posse de bola em relação a qualquer adversário na temporada, com 43% do período. Os dados são do Sofascore, plataforma especializada em estatísticas de futebol.
Outro detalhe foi o número de finalizações (13), abaixo do que a equipe registrou nas últimas partidas. Essa situação pode ter sido condicionada ao gramado encharcado do Mineirão, que dificulta a construção das jogadas, mas também pela necessidade do Cruzeiro de segurar a vitória em meio à pressão da torcida.
Pelo Campeonato Mineiro, a vitória cruzeirense com a maior posse de bola foi no duelo com o Betim, na Arena Vera Cruz, em Betim. No dia 2 deste mês, a Raposa teve 76% de posse, conforme o Sofascore.
Na goleada contra o Uberlândia, no Mineirão, em Belo Horizonte, o Cruzeiro teve 54% de posse de bola. O índice foi ligeiramente acima de quando o time derrotou o Tombense, no Parque do Sabiá, no Triângulo Mineiro, com 54% de posse de bola.
Curiosamente, nas partidas em que teve a bola por quase todo o tempo, o Cruzeiro demonstrou dificuldade na articulação das jogadas ou para ser efetivo nas finalizações.
Esses cenários aconteceram, principalmente, nas derrotas para o Democrata-GV, Botafogo e Coritiba, pelo Campeonato Mineiro e Campeonato Brasileiro, respectivamente.
Agora, o Cruzeiro se prepara para visitar o Mirassol, no Maião, no interior de São Paulo, pela 3ª rodada da Série A. O duelo será na quarta (11), às 19h (de Brasília). Uma possível estratégia para somar os três primeiros pontos na liga nacional é se defender bem e ser efetivo nos contragolpes, tática que funcionou contra o América-MG.
As posses do Cruzeiro na ‘era Tite’
Campeonato Mineiro
- Cruzeiro 1×2 Pouso Alegre – 68% de posse de bola
- Tombense 1×2 Cruzeiro – 53% de posse de bola
- Cruzeiro 5×0 Uberlândia – 54% de posse de bola
- Cruzeiro 0x1 Democrata-GV – 76% de posse de bola
- Atlético-MG 2×1 Cruzeiro – 54% de posse de bola
- Betim 0x1 Cruzeiro – 76% de posse de bola
- Cruzeiro 2×0 América-MG – 43% de posse de bola
Campeonato Brasileiro
- Botafogo 4×0 Cruzeiro – 54% de posse de bola
- Cruzeiro 1×2 Coritiba – 68% de posse de bola
Fonte: Sofascore

