Em busca da classificação no Campeonato Mineiro, o Cruzeiro deu um ‘passo’ importante na noite deste domingo (8). Diante do América-MG, pela sétima rodada do Estadual, os comandados de Tite venceram por 2 a 0 e derrubaram um tabu de quase sete anos sem nenhum triunfo sobre o Coelho na competição regional.
+ Leia também: Do que o Cruzeiro precisa para avançar à semifinal do Mineiro?
Empurrado pela torcida no Mineirão, em Belo Horizonte, a Raposa conquistou a segunda vitória seguida no campeonato e assumiu a liderança do Grupo C, com 12 pontos, um a menos em relação ao North, vice-colocado.
A última vez que o Cruzeiro havia superado o América-MG no Campeonato Mineiro foi em 2019. No ano de rebaixamento à Série B do Brasileirão, o time aproveitou do bom começo de temporada e venceu os dois jogos da semifinal do torneio, o último, por 3 a 0. Posteriormente, o clube foi campeão Estadual pela 38ª vez.
Após essa vitória, o Cruzeiro enfrentou o Coelho em 12 oportunidades: foram nove derrotas e três empates. Antes do embate nesta edição de Mineiro, o último confronto entre as equipes foi na semifinal do campeonato de 2025. Com duas igualdades no placar na ida e volta, o time celeste foi eliminado na disputa de pênaltis.
Vitória no Campeonato Brasileiro
Diferente do retrospecto recente ruim no Campeonato Mineiro, o Cruzeiro enfrentou o América-MG pelo Campeonato Brasileiro de 2023, edição da volta do clube à Série A, e venceu. Pela sexta rodada, o time celeste foi até o Independência e goleou o Coelho por 4 a 0.
Comandados pelo português Pepa, a Raposa foi superior ao rival e contou com a estrela do atacante Gilberto, que saiu do banco e balançou as redes duas vezes. O lateral Marlon e o centroavante Henrique Dourado fizeram os outros dois gols do Cruzeiro no jogo.
Ao fim do Brasileirão, o Coelho foi rebaixado à Segunda Divisão e segue no segundo escalão do futebol brasileiro. Dessa forma, Cruzeiro e América-MG não voltaram a se enfrentar pela competição.
Primeiro tabu quebrado por Tite
Com a vitória sobre o alviverde, o técnico Tite quebrou o primeiro tabu sob comando do Cruzeiro. Alcunha de Leonardo Jardim, ex-treinador do clube, o atual comandante sofreu para manter as ‘sinas’ neste início de temporada.
Pelo Campeonato Mineiro, o Cruzeiro perdeu uma invencibilidade de 30 anos no Mineirão com a derrota por 1 a 0 para o Democrata. Além disso, acabou com o tabu de dois anos sem revezes para o Atlético-MG na Arena.
No Brasileirão, outras duas escritas foram derrubadas com Tite à frente da Raposa. Diante do Coritiba, o Cruzeiro voltou a perder depois de 21 anos de invencibilidade. Contra o Botafogo, foram 10 anos sem nenhuma derrota, e 15 temporadas sem revezes no Nilton Santos.

