Em busca da recuperação no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro volta a campo nesta quinta-feira (5), diante do Coritiba, às 21h30, no Mineirão, pela 2ª rodada da competição. E para o duelo, o time celeste aposta em um trunfo: o fator casa.
+ Leia mais: Samuel Venâncio diz o que apurou sobre Walace, fora dos relacionados de todos os jogos do Cruzeiro
Na edição de 2025 do Brasileirão, o desempenho do Cruzeiro como mandante foi um dos pilares da campanha. Foram 13 vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas, o que representa um aproveitamento de 75,4%. Em 18 jogos disputados no Mineirão, a equipe ainda venceu o Vasco por 1 a 0, no dia 27 de abril, no Parque do Sabiá, em Uberlândia.
Os 43 pontos somados em casa colocaram o time celeste como o 4º melhor mandante do torneio, atrás apenas de Flamengo (47 pontos), Fluminense (46 pontos) e Bahia (45 pontos).
Além disso, considerando apenas os jogos no Mineirão pelo Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro vive uma sequência invicta de nove partidas. A última derrota aconteceu em agosto de 2025, diante do Santos, por 2 a 1, pela 19ª rodada. Desde então, foram seis vitórias e três empates diante da torcida celeste.
Desempenho em 2026
A temporada de 2026, por outro lado, tem sido marcada por oscilação. O Cruzeiro não faz uma boa campanha no Campeonato Mineiro e, como mandante, também enfrenta dificuldades. Foram três jogos no Mineirão até aqui, com duas derrotas e uma vitória.
A única vitória em casa aconteceu na 3ª rodada do Estadual, quando o Cruzeiro, com força máxima, goleou o Uberlândia por 5 a 0. Na estreia do campeonato, diante do Pouso Alegre, o time celeste, formado por jovens da base e atletas pouco utilizados, perdeu por 2 a 1.
Já a derrota por 1 a 0 para o Democrata-GV, no Mineirão, marcou a estreia de Gerson e contou com uma formação mista, mesclando titulares e reservas.

