No futebol moderno, jogadores que atuam em mais de uma função têm se tornado peça-chave em elencos de alto nível. E no Cruzeiro, essa versatilidade virou uma das marcas do grupo montado para 2026.
Comandado por Tite, o elenco conta com uma série de atletas ‘coringas’, capazes de cumprir diferentes papéis em campo, algo que o próprio treinador destacou após a goleada por 5 a 0 sobre o Uberlândia, no último sábado (17), pelo Campeonato Mineiro.
O principal exemplo é Gerson, contratação mais cara da história do futebol brasileiro. Embora ainda não tenha estreado com a camisa celeste, o meio-campista dispensa apresentações. Jogador de Seleção Brasileira, Gerson é o típico atleta multifuncional: pode atuar como volante, meia ou até mesmo ponta.
Mas ele está longe de ser o único. O Cruzeiro tem uma base repleta de atletas polivalentes – e isso foi assunto na coletiva de Tite.
“Nós temos jogadores versáteis. O Christian joga de externo esquerdo, direito, segundo volante e até primeiro. Essa versatilidade permite você poder utilizar jogadores como o Gerson, como Arroyo é, de um lado e de outro, Sinisterra também pode jogar nos dois. Você tem atletas com essa capacidade”,
Tite, técnico do Cruzeiro
O volante Lucas Romero, que também é um dos líderes do elenco, reforçou o discurso do treinador e elogiou o perfil do grupo.
“Todos os jogadores que temos no elenco, tanto o Christian, como o Matheus Henrique, o Japa, o Walace, o Gerson também, que chegou, o capitão, Lucas Silva, todos estão capacitados para cumprir uma função dentro do campo. Temos um time polifuncional. Eu mesmo já joguei de lateral-direito outras vezes e também de segundo volante”, afirmou.
Coringas do meio-campo
Gerson: hoje considerado meio-campista, Gerson surgiu como atacante no Fluminense. No Flamengo, consolidou o apelido de “coringa”, atuando como segundo volante, meia e ponta. É referência em versatilidade.
Christian: um dos motores do meio-campo celeste. Tem atuado como um meia pela esquerda, mas também rende como primeiro volante de marcação ou segundo volante com chegada.
Lucas Romero: o “El Perro” é mais utilizado como volante de contenção, mas já jogou como segundo volante e até lateral-direito.
Matheus Henrique: em fase final de recuperação de lesão, é um jogador completo no meio. Pode atuar como primeiro ou segundo volante e também como articulador.
Japa: cria da Toca, é mais um jogador multifuncional. Atua em todas as faixas do meio-campo e, na sua carreira, já teve oportunidades, inclusive, como lateral-esquerdo.
Ryan Guilherme: volante que pode desempenhar função tanto de marcação quanto de construção, com bom passe e leitura de jogo.
Atacantes versáteis
Entre os pontas, Arroyo, Sinisterra, Wanderson e Marquinhos são exemplos de jogadores de velocidade que atuam pelos dois lados do campo, oferecendo amplitude e troca constante de posicionamento.
Na função de centroavante, o Cruzeiro também conta com atletas que fogem do perfil tradicional. Kaio Jorge e a jovem promessa Néiser Villareal têm mobilidade e explosão, podendo atuar como referências ou mais abertos, em duplas de ataque.

