Um dos reforços do Cruzeiro para a temporada, Chico da Costa estreou com vitória nessa quarta-feira (14), contra o Tombense, pelo Campeonato Mineiro. O centroavante foi titular no triunfo por 2 a 1, no Parque do Sabiá, em Uberlândia, pela 2ª rodada do Estadual.
Pedido do técnico Tite, o camisa 91 do Cruzeiro foi muito elogiado pelo comandante na coletiva pós-jogo. Durante a entrevista, o treinador ressaltou as principais características do atleta e a necessidade de ter uma peça com qualidades distintas de Kaio Jorge e Néiser Villareal.
Aos 40 segundos de jogo, Chico da Costa esteve perto de marcar um gol de placa em sua estreia pelo Cruzeiro. Após cruzamento pela direita de Kauã Moraes, o atacante dominou no peito e tentou finalizar de calcanhar. O goleiro do Tombense, Douglas Marques, porém, buscou a bola no cantinho e evitou o gol.
“Nós não tínhamos um jogador de referência. No momento que tu tem um camisa 9 que retém (a bola), a equipe toda se ajusta e sai de uma retenção. O Chico dá também essa possibilidade pra gente”, iniciou Tite.
“O Chico tem uma característica que nós precisávamos. O Kaio ataca os espaços. Temos o Néiser, que ataca os espaços e é jogador de torque, de explosão. Precisamos de um jogador de retenção na frente, para que, nessa bola que entra no pivô, as infiltrações e as aproximações acompanhem”, completou o técnico do Cruzeiro.
Sem o ritmo ideal de jogo e titular no time alternativo da Raposa, Chico da Costa esteve em campo por 71 minutos, quando foi substituído pelo garoto Fernando. No primeiro tempo, além de ter quase marcado o golaço, o centroavante ainda arriscou um chute por cima do gol e foi travado em outra oportunidade.
“Eu conheço ele, vocês conhecem também. O Chico tem essa característica marcante. Muito inteligente na tabela curta. Se infiltrar com ele, daqui a pouco, vai deixar alguém na cara do gol. Fora a presença de área, a bola de cabeceio. Ele vai condicionar fisicamente para ter uma continuidade maior no aspecto físico”, concluiu Tite.

Outras estatísticas
De acordo com dados do Sofascore, plataforma especializada em estatísticas, o reforço do Cruzeiro deu um passe decisivo, acertou 77% dos passes curtos (10/13) e um passe longo (100%).
Ao todo, Chico da Costa teve 23 ações com a bola na estreia pelo Cruzeiro. A referência ofensiva sofreu uma falta, recuperou uma vez a bola, ganhou um duelo pelo chão (33%) e um pelo alto (50%).
Cruzeiro no Estadual
Com a vitória no Triângulo Mineiro, o Cruzeiro somou os três primeiros pontos em 2026 e assumiu a liderança do grupo C do Estadual. O North, de Montes Claros, ocupa a vice-liderança, com dois pontos. Itabirito e Athletic ainda não pontuaram.
Pela 3ª rodada do Estadual e com a estreia do time titular em 2026, o Cruzeiro receberá o Uberlândia, no Mineirão, em Belo Horizonte. A partida será na noite de sábado (17), às 18h30 (de Brasília).

