publicidade

Como foi a estreia de Chico da Costa, elogiado por Tite após vitória do Cruzeiro

Atacante quase marcou golaço no triunfo sobre o Tombense, em Uberlândia, pela 2ª rodada do Campeonato Mineiro

publicidade

Um dos reforços do Cruzeiro para a temporada, Chico da Costa estreou com vitória nessa quarta-feira (14), contra o Tombense, pelo Campeonato Mineiro. O centroavante foi titular no triunfo por 2 a 1, no Parque do Sabiá, em Uberlândia, pela 2ª rodada do Estadual.

Pedido do técnico Tite, o camisa 91 do Cruzeiro foi muito elogiado pelo comandante na coletiva pós-jogo. Durante a entrevista, o treinador ressaltou as principais características do atleta e a necessidade de ter uma peça com qualidades distintas de Kaio Jorge e Néiser Villareal.

Aos 40 segundos de jogo, Chico da Costa esteve perto de marcar um gol de placa em sua estreia pelo Cruzeiro. Após cruzamento pela direita de Kauã Moraes, o atacante dominou no peito e tentou finalizar de calcanhar. O goleiro do Tombense, Douglas Marques, porém, buscou a bola no cantinho e evitou o gol.

“Nós não tínhamos um jogador de referência. No momento que tu tem um camisa 9 que retém (a bola), a equipe toda se ajusta e sai de uma retenção. O Chico dá também essa possibilidade pra gente”, iniciou Tite.

“O Chico tem uma característica que nós precisávamos. O Kaio ataca os espaços. Temos o Néiser, que ataca os espaços e é jogador de torque, de explosão. Precisamos de um jogador de retenção na frente, para que, nessa bola que entra no pivô, as infiltrações e as aproximações acompanhem”, completou o técnico do Cruzeiro.

Sem o ritmo ideal de jogo e titular no time alternativo da Raposa, Chico da Costa esteve em campo por 71 minutos, quando foi substituído pelo garoto Fernando. No primeiro tempo, além de ter quase marcado o golaço, o centroavante ainda arriscou um chute por cima do gol e foi travado em outra oportunidade.

“Eu conheço ele, vocês conhecem também. O Chico tem essa característica marcante. Muito inteligente na tabela curta. Se infiltrar com ele, daqui a pouco, vai deixar alguém na cara do gol. Fora a presença de área, a bola de cabeceio. Ele vai condicionar fisicamente para ter uma continuidade maior no aspecto físico”, concluiu Tite.

Chico da Costa estreou em vitória contra o Tombense, em Uberlândia, pelo Mineiro – Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Outras estatísticas

De acordo com dados do Sofascore, plataforma especializada em estatísticas, o reforço do Cruzeiro deu um passe decisivo, acertou 77% dos passes curtos (10/13) e um passe longo (100%).

Ao todo, Chico da Costa teve 23 ações com a bola na estreia pelo Cruzeiro. A referência ofensiva sofreu uma falta, recuperou uma vez a bola, ganhou um duelo pelo chão (33%) e um pelo alto (50%).

Cruzeiro no Estadual

Com a vitória no Triângulo Mineiro, o Cruzeiro somou os três primeiros pontos em 2026 e assumiu a liderança do grupo C do Estadual. O North, de Montes Claros, ocupa a vice-liderança, com dois pontos. Itabirito e Athletic ainda não pontuaram.

Pela 3ª rodada do Estadual e com a estreia do time titular em 2026, o Cruzeiro receberá o Uberlândia, no Mineirão, em Belo Horizonte. A partida será na noite de sábado (17), às 18h30 (de Brasília). 

Siga o Central nas redes
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite chega a 10 jogos pelo Cruzeiro com resultados ruins e sob ‘pressão’; veja números

Com mais derrotas que vitórias, técnico vive início turbulento no comando do time celeste

Em três rodadas, Cruzeiro sofre 25% dos gols do Brasileirão de 2025

Com Tite, Cruzeiro demonstra fragilidade defensiva pouco vista na 'era Leonardo Jardim', em 2025; veja comparação

Contra o Mirassol, Cruzeiro tenta alcançar marca defensiva inédita em 2026

Após nove jogos na temporada, Raposa busca primeira sequência sem sofrer gols

FMF divulga áudio do VAR no gol de Kaio Jorge contra o América-MG; assista

Áudio mostra análise detalhada do VAR, que validou o segundo gol da vitória celeste no clássico