Contratado para conduzir o Cruzeiro aos principais títulos em 2026, Tite buscará ampliar um feito expressivo na carreira. Em sua primeira passagem pela Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, o experiente treinador poderá ser campeão do quarto Estadual distinto no futebol brasileiro.
Com larga experiência na função, Tite já faturou edições do Campeonato Paulista, do Campeonato Gaúcho e também do Carioca. Ao todo, são seis troféus erguidos nas competições que movimentam anualmente as torcidas no país.
Agora, no Cruzeiro, o ex-comandante da Seleção Brasileira terá a missão de levar a Raposa ao topo de Minas Gerais pela primeira vez desde 2019.
Os Estaduais conquistados por Tite
Em 1993, Tite dirigiu o Veranópolis na campanha do título da Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho. A equipe ficou na primeira posição após seis rodadas em um Quadrangular Final com Bagé, Taquariense e Tresmaiense.
Hoje com 64 anos, Tite conquistou o primeiro grande Estadual na carreira em 2000. À época, ele dirigiu o Caxias no único título da história do clube na competição regional. Na grande decisão, a equipe do interior goleou o Grêmio, por 3 a 0, no Centenário, em Caxias do Sul, e empatou sem gols, no extinto Olímpico, em Porto Alegre, para ficar com a taça. Vale destacar que Tite nasceu na cidade de Caxias do Sul.
Um ano depois, Tite “mudou de lado” e subiu ao pódio pelo Grêmio no Gauchão. Os gremistas venceram o Juventude, por 3 a 2, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, e por 3 a 1, no Olímpico. Ainda em 2001, Tite seria campeão da Copa do Brasil pelo Tricolor Gaúcho.
Já em 2004, Tite era o técnico do São Caetano no início do Paulistão. Em dado momento, após sete jogos na temporada, o técnico gaúcho foi desligado do cargo. Muricy Ramalho assumiu o comando do clube e, pouco tempo depois, seria campeão paulista pela equipe do ABC.
Já em 2009, depois de ter sido campeão da Copa Sul-Americana no ano anterior, Tite seguiu no Inter e faturou o Gauchão. Na final, os seus comandados atropelaram o Caxias, por 8 a 1, no Beira-Rio, em Porto Alegre, e se consagraram campeões estaduais.
Quatro depois, em 2013, quando já tinha sido campeão mundial e da Copa Libertadores, Tite ergueu o troféu do Paulistão. Após vitória por 2 a 1, no Pacaembu, em São Paulo, o Corinthians empatou por 1 a 1, na Vila Belmiro, contra o Santos, e ampliou a grande fase.
Depois de ter ficado sem trabalhar em 2014, Tite voltou ao Corinthians para a temporada de 2015. O técnico não conseguiu levar a equipe à final do Paulistão, embora tenha sido campeão brasileiro no clube há dez anos.
Em 2016, Tite deixou novamente o comando do Corinthians para assumir a Seleção Brasileira. À frente da Amarelinha, o técnico gaúcho foi campeão da Copa América, em 2019, e chegou às quartas de final nas Copas de 2018 e 2022, na Rússia e no Catar.
Anunciado em outubro de 2023 pelo Flamengo, Tite seria campeão carioca já no ano seguinte. Na final do Estadual, o Rubro-Negro venceu o Nova Iguaçu nos dois jogos: por 3 a 0 e 1 a 0, ambos no Maracanã, no Rio de Janeiro.
Os Estaduais de Tite, ano a ano
- Paulistão: 2013 (Corinthians)
- Gauchão: 2000 (Caxias), 2001 (Grêmio) e 2009 (Inter)
- Carioca: 2024 (Flamengo)

