publicidade

Espinha dorsal? Os 7 jogadores que mais atuaram pelo Cruzeiro em 2025

Mudanças feitas em abril por Leonardo Jardim deram maior entrosamento ao Cruzeiro; veja quem mais teve chances no ano

publicidade

Impactado positivamente por Leonardo Jardim com as mudanças no time titular, o Cruzeiro colheu os frutos ao longo de 2025 por ter uma importante “espinha dorsal“.

Durante a temporada, os torcedores conseguiram, exceto por suspensões ou lesões, escalar a equipe de cor e salteado, uma raridade nos padrões atuais do futebol brasileiro. Diante desse cenário, a equipe do Cruzeiro ganhou entrosamento e passou a ser um dos protagonistas no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil.

Líder do elenco, o goleiro Cássio foi quem mais atuou pelo Cruzeiro em 2025, com expressivas 55 partidas. O levantamento feito pela reportagem considera apenas jogos oficiais, ou seja, não inclui amistosos. O camisa 1, no entanto, entrou em campo nos cinco jogos preparatórios da Raposa em momentos distintos do ano.

Titular absoluto e um dos pilares da equipe, o zagueiro Fabrício Bruno disputou 53 compromissos e foi o segundo atleta do elenco que mais jogou. Com o bom desempenho no Cruzeiro, o defensor ainda foi convocado pelo italiano Carlo Ancelotti para defender a Seleção Brasileira mais de uma vez.

“Xodó” da torcida e peça fundamental na marcação cruzeirense, o volante Lucas Romero foi o terceiro jogador com mais partidas no ano. O meio-campista argentino defendeu o Cruzeiro em 52 oportunidades.

Com 51 jogos cada, o lateral-esquerdo Kaiki e os meias Eduardo e Matheus Pereira dividiram a quarta posição entre os atletas que mais jogaram pelo Cruzeiro. Os camisas 6 e 10 foram titulares ao longo do ano, enquanto Eduardo – que já deixou o clube – foi utilizado 30 vezes ao sair do banco de reservas.

Entre os titulares, William também esteve presente na maior parte da temporada. Embora tenha revezado a posição com Fagner até o meio do ano, o lateral-direito fez 50 jogos em 2025, sendo 42 como titular. Ele foi o sétimo jogador do grupo que mais atuou na temporada.

Com exceção de Eduardo, todos os atletas citados devem continuar no Cruzeiro na próxima temporada. A única dúvida gira em torno do futuro de Matheus Pereira, mas que tem negociações avançadas para renovar contrato com a Raposa. O camisa 10 tem vínculo até junho de 2026 e, a partir de janeiro, já poderia assinar pré-contrato com outro clube.

Os 7 jogadores do Cruzeiro que mais atuaram no ano

  • Cássio: 55 jogos
  • Fabrício Bruno: 53 jogos
  • Lucas Romero: 52 jogos
  • Eduardo, Kaiki e Matheus Pereira: 51 jogos
  • William: 50 jogos
Siga o Central nas redes
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite chega a 10 jogos pelo Cruzeiro com resultados ruins e sob ‘pressão’; veja números

Com mais derrotas que vitórias, técnico vive início turbulento no comando do time celeste

Em três rodadas, Cruzeiro sofre 25% dos gols do Brasileirão de 2025

Com Tite, Cruzeiro demonstra fragilidade defensiva pouco vista na 'era Leonardo Jardim', em 2025; veja comparação

Contra o Mirassol, Cruzeiro tenta alcançar marca defensiva inédita em 2026

Após nove jogos na temporada, Raposa busca primeira sequência sem sofrer gols

Kaio Jorge entra no top 10 dos maiores artilheiros do Cruzeiro no século; veja lista

Com 37 gols, Kaio Jorge ultrapassa Guilherme e entra em ranking histórico do clube celeste