Após encerrar o Campeonato Brasileiro de 2025 como artilheiro, com 21 gols, Kaio Jorge segue com outro objetivo para coroar sua grande temporada individual pelo Cruzeiro: terminar o ano também como goleador máximo da Copa do Brasil.
+ Leia mais: Arthur Viana, Jhosefer, Kenji e mais: Cruzeiro ainda define futuro de Crias da Toca
E, mesmo com a eliminação do clube celeste na Copa do Brasil, o camisa 19 ainda segue no topo do ranking de artilheiros do torneio mata-mata. Atualmente, ele divide posição com Rayan, do Vasco, ambos com cinco gols.
Caso atinja a meta de ser artilheiro das duas competições no mesmo ano, KJ repetirá um feito raro no futebol brasileiro, alcançado por apenas três jogadores: os atacantes Gabigol, em 2018, Hulk, em 2021, e Germán Cano, em 2022.
Além de dividir a liderança com Rayan, Kaio Jorge também tem outra ‘sombra’: Philippe Coutinho, do Vasco, com três gols.
O time carioca, vale lembrar, está na final da Copa do Brasil ao lado do Corinthians, que eliminou o Cruzeiro na semifinal. No jogo da ida da grande decisão, na Neo Química Arena, realizada nessa quarta-feira (17), a partida ficou no 0 a 0. Agora, a volta será no Maracanã, neste domingo (28), às 18h.
Além de decidir o título, o duelo no Maracanã também definirá o artilheiro da Copa do Brasil.
Feitos dos artilheiros no Brasil
Em 2018, Gabigol, então com 22 anos, marcou 18 gols no Brasileirão e foi artilheiro da Copa do Brasil com quatro. O Santos, porém, terminou o campeonato apenas em 10º lugar e caiu nas quartas de final do mata-mata justamente para o Cruzeiro, campeão daquele ano.
Em 2021, Hulk, atuando pelo Atlético-MG, marcou 19 gols no Brasileiro e oito na Copa do Brasil, sendo artilheiro nas duas competições e campeão em ambas.
Já em 2022, Germán Cano fez história com a camisa do Fluminense. O argentino marcou 26 gols no Brasileirão, tornando-se o maior goleador de uma edição na era dos pontos corridos com 20 clubes, e ainda foi artilheiro da Copa do Brasil com cinco gols, embora tenha parado na semifinal diante do Corinthians. Já no Brasileiro, o Tricolor terminou na terceira colocação.
Artilheiros do Cruzeiro
No Campeonato Brasileiro, essa foi a primeira vez que o time celeste teve o artilheiro na ‘era’ dos pontos corridos. Ou seja, desde 2003.
A última vez que um jogador celeste terminou como goleador máximo nacional havia sido em 1970, com Tostão, que marcou 12 gols na competição que, à época, tinha outro formato e se chamava Torneio Roberto Gomes Pedrosa.
Na Copa do Brasil, onde o Cruzeiro é o maior campeão, com seis conquistas, três nomes já se destacaram na artilharia.
Oséas foi o goleador em 2000, com 10 gols, ano do título sobre o São Paulo. Em 2005, Fred marcou 15 vezes, recorde de uma única edição, mas o Cruzeiro acabou eliminado na semifinal para o Paulista de Jundiaí. Mais recentemente, em 2017, Rafael Sóbis foi artilheiro com cinco gols, coroando a conquista do clube celeste sobre o Flamengo.
Artilheiros do Brasileiro e Copa do Brasil
- 2025 – Kaio Jorge, Cruzeiro (21 gols no Brasileiro e cinco gols na Copa do Brasil*)
- 2022 – Germán Cano, Fluminense (26 gols no Brasileiro e cinco gols na Copa do Brasil)
- 2021 – Hulk , Atlético-MG (19 gols no Brasileiro e oito gols na Copa do Brasil)
- 2018 – Gabigol, Santos (18 gols no Brasileiro e quatro gols na Copa do Brasil)
*em andamento

