publicidade

Veja todos os números de Leonardo Jardim no Cruzeiro

Técnico português deixou o Cruzeiro nesta segunda-feira (15); relembre trajetória na Toca da Raposa II

publicidade

Com o desligamento oficializado pelo Cruzeiro nesta segunda-feira (15), o técnico Leonardo Jardim encerrou uma passagem marcante pela Toca da Raposa II, em Belo Horizonte. Apesar de não ter conquistado títulos, o português conquistou a confiança da torcida por ter sido um dos principais responsáveis pela “virada de chave” do time na temporada.

Anunciado pelo Cruzeiro no dia 4 de fevereiro, ao longo dos oito meses no cargo, Leonardo Jardim fez com que o Cruzeiro retomasse o protagonismo no futebol brasileiro. A permanência, inclusive, foi um pedido de muitos torcedores desde a primeira entrevista em que o lusitano não cravou o “fico” na capital mineira em 2026.

Substituto de Fernando Diniz na Raposa, o treinador não ajudou a diretoria a montar o elenco no início de 2025, mas contribuiu diretamente para o crescimento dos atletas depois de vexames no Campeonato Mineiro e na Copa Sul-Americana.

Forte dentro e fora de casa sob o comando de Jardim, a equipe celeste competiu com Flamengo e Palmeiras até as últimas rodadas pelo título do Campeonato Brasileiro, além de ter chegado à semifinal da Copa do Brasil.

O fator ainda mais importante foi o retorno à fase de grupos da Copa Libertadores por meio da terceira colocação na Série A. Esse era o principal objetivo estabelecido pela diretoria e foi cumprido.

Embora tenha recebido “carta branca” de Pedro Lourenço, investidor da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro, Jardim optou por não seguir como técnico de futebol. O vínculo com o clube mineiro é válido até o final de 2026, mas será rescindido em comum acordo pela boa relação do português com o dirigente.

Os números de Jardim no Cruzeiro

Nesse domingo (14), em sua despedida no Cruzeiro, Jardim comandou a Raposa pela 58ª vez na carreira. Ao todo, foram 27 vitórias, 19* empates e 12 derrotas, um aproveitamento de 57,47%.

Com esse número de partidas, o Mister é o segundo técnico gringo com mais jogos na história do clube. Ele só perde no quesito para o uruguaio Paulo Pezzolano, campeão da Série B, em 2022, que dirigiu a equipe em 68 oportunidades.

Ainda conforme levantamento do Central da Toca, Jardim foi o décimo técnico com mais jogos pelo Cruzeiro no século, muito perto de ultrapassar o nono colocado. Entre 2010 e 2011, Cuca dirigiu o time em 59 partidas.

Siga o Central nas redes
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite chega a 10 jogos pelo Cruzeiro com resultados ruins e sob ‘pressão’; veja números

Com mais derrotas que vitórias, técnico vive início turbulento no comando do time celeste

Em três rodadas, Cruzeiro sofre 25% dos gols do Brasileirão de 2025

Com Tite, Cruzeiro demonstra fragilidade defensiva pouco vista na 'era Leonardo Jardim', em 2025; veja comparação

Contra o Mirassol, Cruzeiro tenta alcançar marca defensiva inédita em 2026

Após nove jogos na temporada, Raposa busca primeira sequência sem sofrer gols

Kaio Jorge entra no top 10 dos maiores artilheiros do Cruzeiro no século; veja lista

Com 37 gols, Kaio Jorge ultrapassa Guilherme e entra em ranking histórico do clube celeste