Com a saída confirmada nesta segunda-feira (15), Leonardo Jardim encerrou a sua passagem pelo Cruzeiro como o segundo técnico estrangeiro com mais jogos na história do clube, atrás apenas do uruguaio Paulo Pezzolano. Ao todo, foram 58 partidas sob o comando do treinador português.
Ele também terminou no top 10 de técnicos com mais jogos pela Raposa no século XXI, ficando a apenas um compromisso de alcançar Cuca, o 9º do ranking e que comandou o time celeste em 59 partidas entre 2010 e 2011.
O líder absoluto nesse recorte é Mano Menezes, com 232 jogos. O técnico teve duas passagens pelo clube: uma curta em 2015 e outra mais duradoura, entre 2016 e 2019.
A saída de Jardim
Apesar da boa campanha à frente do Cruzeiro em 2025, Leonardo Jardim decidiu encerrar sua passagem pelo clube. O anúncio da saída foi feito após a eliminação para o Corinthians, na Neo Química Arena, pela semifinal da Copa do Brasil.
O vínculo de Jardim com o Cruzeiro ia até o fim de 2026, mas foi rescindido em comum acordo.
Com apoio da diretoria e respaldo público do presidente Pedro Lourenço, o treinador português optou por não seguir no comando da equipe celeste. A decisão ocorre após uma temporada de reconstrução e crescimento do time, marcada também por declarações do técnico demonstrando frustração com o cenário do futebol brasileiro.
Passagem de Jardim pelo Cruzeiro
Anunciado em fevereiro de 2025, Leonardo Jardim chegou ao Cruzeiro após a demissão de Fernando Diniz. No momento da chegada, o time já atravessava uma fase ruim na temporada e apresentava um futebol abaixo do esperado.
Com o Campeonato Mineiro em andamento e praticamente eliminado na Copa Sul-Americana, o treinador viu a equipe ser desclassificada ainda na fase de grupos da competição continental e cair na semifinal do Estadual, diante do América-MG. O cenário gerou forte pressão e instabilidade nos bastidores.
A partir desse momento, Jardim iniciou uma transformação no time. Após reuniões com o elenco e com o presidente Pedro Lourenço, promoveu mudanças tanto nas peças quanto no modelo de jogo.
O ponto de virada ocorreu no empate por 1 a 1 com o São Paulo, no dia 13 de abril, no Morumbis, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o técnico realizou sete mudanças no time titular em relação aos jogos anteriores, alterando todos os setores — exceto o gol.
Desde então, o Cruzeiro apresentou uma sequência de boas atuações, acumulou invencibilidade, subiu na tabela do Brasileirão e se consolidou na 3ª colocação, com 70 pontos, garantindo vaga direta na Libertadores de 2026, além de chegar à semifinal da Copa do Brasil.
Números de Leonardo Jardim no Cruzeiro
Ao todo, Leonardo Jardim comandou o Cruzeiro em 58 jogos, sendo três amistosos, com 27 vitórias, 19 empates e 12 derrotas. A equipe marcou 78 gols e sofreu 46, resultando em um aproveitamento de 57,47%.
Técnicos estrangeiros com mais jogos pelo Cruzeiro
1º – Paulo Pezzolano (Uruguai) – 68 jogos (2022 a 2023)
2º – Leonardo Jardim (Portugal) – 58 jogos (2025)
3º – Filpo Núñez (Argentina) – 30 jogos (1955 e 1970)
4º – Pepa (Portugal) – 26 jogos (2023)
5º – Paulo Bento (Portugal) – 17 jogos (2016)
6º – Nicolás Larcamón (Argentina) – 14 jogos (2024)
7º – Ricardo Diéz (Uruguai) – 12 jogos (1953)

