O Cruzeiro terá uma missão difícil no jogo deste domingo (14), às 18h, contra o Corinthians, na Neo Química Arena: vencer por dois ou mais gols de diferença para avançar à final da Copa do Brasil. Mas, para isso, o time celeste aposta em um trunfo importante: seu desempenho como visitante na temporada.
+ Leia mais: Sem dois titulares, veja as opções de Jardim para escalar o Cruzeiro na semifinal
Nas duas principais competições nacionais de 2025, o Cruzeiro teve bons resultados fora de casa. Pela própria Copa do Brasil, o time venceu todos os confrontos como visitante com placares que, neste momento, seriam suficientes para garantir a classificação.
Na terceira fase, goleou o Vila Nova por 3 a 0, no Serra Dourada. Nas oitavas, superou o CRB por 2 a 0, no Rei Pelé. Já nas quartas, bateu o Atlético-MG por 2 a 0, no clássico disputado na Arena.
Agora, contra o Corinthians, o cenário se repete: o time celeste precisa de dois gols de vantagem para avançar no tempo normal. Em caso de vitória por um gol, a vaga será decidida nos pênaltis.
Desempenho fora de casa também foi destaque no Brasileirão
No Campeonato Brasileiro, competição na qual o Cruzeiro terminou na terceira colocação, com 70 pontos, o time também teve ótimo aproveitamento como visitante. Foram 27 pontos conquistados fora de casa, com seis vitórias, nove empates e apenas quatro derrotas, sendo a terceira melhor campanha nesse quesito da competição.
Na entrevista coletiva após a derrota para o Corinthians por 1 a 0 no jogo de ida da semifinal, no Mineirão, o técnico Leonardo Jardim relembrou esses bons momentos da equipe longe de casa.
“Esta equipe já mostrou em jogos importantes: ganhamos do Fluminense, ganhamos do Botafogo, empatamos com o Palmeiras, empatamos com o Flamengo. Eu tenho total confiança neste grupo, porque ele já mostrou ao longo da temporada que pode ganhar em qualquer campo”, disse.
As vitórias por 2 ou mais gols de diferença
Ao todo, em 2025, o Cruzeiro venceu oito partidas fora de casa por dois ou mais gols de diferença. Além das três vitórias já citadas pela Copa do Brasil, foram quatro triunfos pelo Campeonato Brasileiro e um pelo Campeonato Mineiro.
- Atlético-MG 0x2 Cruzeiro (Arena/BH) – ida das quartas de final da Copa do Brasil
- CRB 0x2 Cruzeiro (Rei Pelé/Maceió) – volta das oitavas de final da Copa do Brasil
- Botafogo 0x2 Cruzeiro (Nilton Santos/Rio de Janeiro) – 18ª rodada do Brasileirão
- Fluminense 0x2 Cruzeiro (Maracanã/Rio de Janeiro) – 14ª rodada do Brasileirão
- Fortaleza 0x2 Cruzeiro (Castelão/Fortaleza) – 10ª rodada do Brasileirão
- Vila Nova 0x3 Cruzeiro (Serra Dourada/Goiânia) – volta da 3ª fase da Copa do Brasil
- Sport 0x4 Cruzeiro (Ilha do Retiro/Recife) – 8ª rodada do Brasileirão
- Itabirito 1×4 Cruzeiro (Independência/BH) – 4ª rodada do Mineiro

