Após encerrar o Campeonato Brasileiro de 2025 como artilheiro, com 21 gols, Kaio Jorge tem um novo objetivo para coroar sua grande temporada pelo Cruzeiro: terminar o ano também como goleador máximo da Copa do Brasil.
Caso atinja a meta, o camisa 19 celeste repetirá um feito raro no futebol brasileiro, alcançado por apenas três jogadores: os atacantes Gabigol, em 2018, Hulk, em 2021, e Germán Cano, em 2022.
No Brasileirão, a marca já foi conquistada. Na Copa do Brasil, competição em que o Cruzeiro vai iniciar a disputa da semifinal diante do Corinthians, nesta quarta-feira (10), às 21h30, no Mineirão, ele também é o artilheiro, com cinco bolas na rede.
Na ‘cola’ de KJ estão os atacantes Everaldo e Cano, do Fluminense, e Rayan, do Vasco, com quatro cada. Esses dois times, cabe ressaltar, estão do outro lado da chave das semifinais.
Com 26 gols e oito assistências em 45 jogos nesta temporada, Kaio Jorge soma 34 participações diretas em gols do Cruzeiro, uma média de 0,75 por partida.
Feitos dos artilheiros no Brasil
Em 2018, Gabigol, então com 22 anos, marcou 18 gols no Brasileirão e foi artilheiro da Copa do Brasil com quatro. O Santos, porém, terminou o campeonato apenas em 10º lugar e caiu nas quartas de final do mata-mata justamente para o Cruzeiro, campeão daquele ano.
Em 2021, Hulk, atuando pelo Atlético-MG, marcou 19 gols no Brasileiro e oito na Copa do Brasil, sendo artilheiro nas duas competições e campeão em ambas.
Já em 2022, Germán Cano fez história com a camisa do Fluminense. O argentino marcou 26 gols no Brasileirão, tornando-se o maior goleador de uma edição na era dos pontos corridos com 20 clubes, e ainda foi artilheiro da Copa do Brasil com cinco gols, embora tenha parado na semifinal diante do Corinthians. Já no Brasileiro, o Tricolor terminou na terceira colocação.
Artilheiros do Cruzeiro
No Campeonato Brasileiro, essa foi a primeira vez que o time celeste teve o artilheiro na ‘era’ dos pontos corridos. Ou seja, desde 2003.
A última vez que um jogador celeste terminou como goleador máximo nacional havia sido em 1970, com Tostão, que marcou 12 gols na competição que, à época, tinha outro formato e se chamava Torneio Roberto Gomes Pedrosa.
Na Copa do Brasil, onde o Cruzeiro é o maior campeão, com seis conquistas, três nomes já se destacaram na artilharia.
Oséas foi o goleador em 2000, com 10 gols, ano do título sobre o São Paulo. Em 2005, Fred marcou 15 vezes, recorde de uma única edição, mas o Cruzeiro acabou eliminado na semifinal para o Paulista de Jundiaí. Mais recentemente, em 2017, Rafael Sóbis foi artilheiro com cinco gols, coroando a conquista do clube celeste sobre o Flamengo.
Artilheiros do Brasileiro e Copa do Brasil
- 2025 – Kaio Jorge, Cruzeiro (21 gols no Brasileiro e cinco gols na Copa do Brasil*)
- 2022 – Germán Cano, Fluminense (26 gols no Brasileiro e cinco gols na Copa do Brasil)
- 2021 – Hulk , Atlético-MG (19 gols no Brasileiro e oito gols na Copa do Brasil)
- 2018 – Gabigol, Santos (18 gols no Brasileiro e quatro gols na Copa do Brasil)
*em andamento

