publicidade

Kaio Jorge faz história e se torna primeiro artilheiro do Cruzeiro no Brasileiro por pontos corridos

Com 21 gols, atacante se tornou o primeiro jogador do Cruzeiro a terminar o Brasileirão como artilheiro desde 2003

publicidade

Pela primeira vez desde o início do Campeonato Brasileiro por pontos corridos, o Cruzeiro terminou a competição com o artilheiro do torneio. Com 21 gols marcados, Kaio Jorge fez história e agora é o primeiro goleador celeste a alcançar esse feito na era atual.

Apesar de ser tetracampeão brasileiro, o clube nunca havia tido um artilheiro desde que o campeonato passou a ser disputado no formato de pontos corridos, em 2003. A última vez que um jogador da Raposa terminou como goleador máximo foi em 1970, com Tostão, que marcou 12 gols no Torneio Roberto Gomes Pedrosa, disputado sob outro regulamento.

Além do feito inédito com a camisa celeste, Kaio Jorge também entrou para a história da competição como um dos maiores goleadores de uma única edição desde que o Brasileirão passou a ter 20 clubes, em 2006.

Desde então, apenas quatro jogadores superaram sua marca: Germán Cano, pelo Fluminense, com 26 gols em 2022; Gabigol, pelo Flamengo, com 25 gols em 2019; Jonas, pelo Grêmio, e Borges, pelo Santos, com 23 gols cada, em 2010 e 2011, respectivamente.

Kaio Jorge igualou a marca de Éderson (Athletico-PR, 2013), Kléber Pereira (Santos, 2008), Keirrison (Coritiba, 2008) e Washington (Fluminense, 2008), todos com 21 gols em uma única edição do torneio.

Gols e assistências

Os 21 gols de Kaio Jorge foram marcados contra 15 adversários diferentes: São Paulo, Bahia (duas vezes), Flamengo, Sport, Fortaleza, Palmeiras (duas vezes), Grêmio (três vezes), Fluminense, Ceará, Mirassol, Internacional, Vitória (duas vezes), Juventude (duas vezes) e Corinthians (duas vezes).

Além da artilharia isolada, Kaio Jorge também se destacou nas assistências. Foram oito passes para gol, ficando atrás apenas de Arrascaeta, do Flamengo, que terminou a competição com 14 assistências.

Com isso, KJ participou de 29 gols, ficando em segundo nesse quesito no Brasileirão, perdendo apenas para o uruguaio do time carioca, com 32.

Siga o Central nas redes
Thaynara Amaral
Thaynara Amaral é repórter do Central da Toca. Jornalista formada pela UFMG, cobriu o Cruzeiro pelo ge.globo e também atuou no Superesportes, do jornal Estado de Minas. Desde 2023, passou a explorar novas áreas da comunicação. Natural de Araxá, saiu do interior movida pelo amor ao Cruzeiro — e foi por ele que escolheu o jornalismo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite chega a 10 jogos pelo Cruzeiro com resultados ruins e sob ‘pressão’; veja números

Com mais derrotas que vitórias, técnico vive início turbulento no comando do time celeste

Tite ou Matheus Bachi? Kaio Jorge responde sobre comissão técnica do Cruzeiro

O Cruzeiro empatou com o Mirassol, em 2 a 2, na noite desta quarta (11) e segue sem vencer no Brasileirão

Atacante do Cruzeiro deixa estádio de muletas após jogo pelo Brasileirão; assista

Atacante deixa o campo chorando após entrada dura e vira dúvida para a sequência da temporada

Tite reage a pedidos de demissão de torcedores do Cruzeiro após empate no Brasileiro

Com empate contra o Mirassol, Tite seguiu com aproveitamento inferior a 50% desde que assumiu o Cruzeiro