O Cruzeiro enfrentará o Santos de olho em feitos marcantes no Campeonato Brasileiro. Após o empate contra o Botafogo, no Mineirão, em Belo Horizonte, o time celeste fechará a sua campanha no domingo (7), às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro, em Santos. A equipe será formada pelos reservas ao longo da temporada.
Depois de 37 rodadas, o Cruzeiro só ainda não pontuou justamente no confronto com o Santos. Agora, mesmo com a preservação da maioria dos titulares, os comandados de Leonardo Jardim podem registrar uma marca expressiva na história do Brasileirão.
No primeiro turno, o Cruzeiro perdeu para o Santos, o Inter, o Bragantino e o Ceará. Por outro lado, na segunda metade da competição, a Raposa derrotou o Colorado e o Massa Bruta e empatou com o Vozão. Um empate na Vila Belmiro já seria suficiente para os mineiros atingirem esse “objetivo”.
Antes de atuar fora de casa, o Cruzeiro já garantiu a vaga direta à fase de grupos da Copa Libertadores e a terceira colocação no campeonato, com 70 pontos. O duelo com o Santos servirá para Jardim dar mais ritmo a outros atletas e evitar desgaste aos jogadores que atuaram mais em 2025.

Recorde de invencibilidade
Sem perder há 12 jogos, o Cruzeiro já vive a sua maior sequência invicta no Brasileirão deste ano. A série atual foi iniciada após a derrota por 2 a 0 para o Vasco, no dia 27 de setembro, pela 22ª rodada. Desde então, o Cruzeiro venceu Fortaleza, Vitória, Grêmio e Corinthians, além de empatar com Flamengo, Sport, Atlético-MG, Palmeiras, Fluminense, Juventude, Ceará e Botafogo.
Além de ter estabelecido o próprio recorde, o Cruzeiro também pode se isolar com a maior invencibilidade do Campeonato Brasileiro de 2025. Entre julho e outubro, o Flamengo também ficou 12 rodadas seguidas sem ser derrotado.
Nesta edição, apenas três equipes ultrapassaram a barreira de 10 partidas invictas: Flamengo (12), Cruzeiro (12) e Palmeiras (11).
Santos precisa vencer para sacramentar permanência
Por outro lado, se a partida não será de grande importância para o Cruzeiro, o Santos precisa vencer para sacramentar a sua permanência na elite.
A equipe de Neymar está na 14ª posição na classificação, com 44 pontos, dois a mais em relação ao Vitória. Os baianos abrem a zona de rebaixamento, na 17ª colocação, com 42 pontos.
Em caso de empate contra o Cruzeiro, o Santos também teria uma situação ligeiramente confortável.
Com 45 pontos, o Peixe poderia ser ultrapassado por Ceará e Fortaleza, mas, no caso de resultado positivo do Vitória, o Leão ainda precisaria tirar uma longa desvantagem no saldo de gols. Esses índices estão em -18 a -8 antes da 38ª rodada.
O desempenho do Cruzeiro contra cada adversário
- Flamengo: 4 pontos
- Palmeiras: 4 pontos
- Mirassol: 4 pontos
- Fluminense: 4 pontos
- Bahia: 6 pontos
- Botafogo: 4 pontos
- São Paulo: 4 pontos
- Bragantino: 3 pontos
- Corinthians: 4 pontos
- Grêmio: 6 pontos
- Vasco: 3 pontos
- Atlético-MG: 2 pontos
- Santos*: 0 ponto
- Ceará: 1 ponto
- Fortaleza: 6 pontos
- Vitória: 4 pontos
- Inter: 3 pontos
- Juventude: 4 pontos
- Sport: 4 pontos
Obs: Cruzeiro ainda enfrenta o Santos na 38ª rodada

