O Cruzeiro segue se destacando como um dos grandes formadores de talentos do futebol brasileiro. Segundo levantamento feito pela Foothub, plataforma especializada em gestão, educação e inovação no futebol, o time celeste foi o clube do Brasil que mais revelou autores de gols nas edições de 2025 da Libertadores e da Sul-Americana.
Ao todo, seis crias da Toca balançaram as redes nas competições continentais:
- Vitinho (Botafogo – Libertadores)
- Alisson (São Paulo – Libertadores)
- Murilo, Maurício e Vitor Roque (Palmeiras – Libertadores)
- Dudu (Atlético-MG – Sul-Americana)
Na sequência do ranking aparecem empatados Grêmio, Fluminense e São Paulo, com cinco jogadores cada. Depois, vêm Palmeiras, Santos e Internacional, com quatro nomes, e Vasco, Coritiba e Athletico-PR, com três cada.
Os crias da Toca
Alisson, atualmente no São Paulo, foi revelado pelo Cruzeiro em 2012. Ganhou destaque na equipe celeste e foi bicampeão brasileiro (2013 e 2014), além de conquistar a Copa do Brasil de 2017. Depois passou por Grêmio, até ir para o time paulista.
Murilo, zagueiro do Palmeiras, subiu ao profissional em 2017 e também coleciona títulos pelo clube celeste: bicampeão da Copa do Brasil (2017 e 2018), foi peça importante no setor defensivo antes de ser negociado com o Lokomotiv, da Rússia.
Vitinho, agora no Botafogo, foi revelado em 2018, mas teve uma passagem breve pelo profissional (apenas um jogo) antes de ser vendido ao Cercle Brugge, da Bélgica.
Maurício surgiu em 2019, ano marcado pelo rebaixamento do Cruzeiro à Série B. Em 2020, seguiu no elenco, mas foi envolvido em uma negociação com o Internacional, que resultou na vinda de William Pottker à Toca da Raposa.
Vitor Roque, uma das maiores promessas recentes da base cruzeirense, foi promovido ao profissional em 2022, mas disputou apenas 11 jogos. A saída do atacante gerou grande repercussão: o Athletico-PR pagou a multa rescisória de R$ 24 milhões, obrigando o Cruzeiro a liberar o jogador sem margem para negociação direta. O episódio gerou insatisfação nos bastidores e questionamentos sobre a forma como a saída foi conduzida.
Dudu, por fim, é o mais experiente da lista. Revelado em 2010, também teve uma curta passagem no time principal antes de ser vendido ao Dínamo de Kiev, da Ucrânia, em 2011. Posteriormente, construiu a maior parte da carreira no Palmeiras, chegou a retornar ao Cruzeiro e agora está no Atlético-MG.
Clube e jogadores revelados que marcaram gols nos torneios continentais*
- 1º – Cruzeiro (6 jogadores): Dudu, Vitinho, Alisson, Maurício, Vitor Roque, Murilo
- 2º – Grêmio (5 jogadores): Riquelme, Everaldo, Gustavo Martins, Cuiabano, Ferreirinha
- 3º – Fluminense (5 jogadores): Martinelli, Alexsander, Marinho, Pedro, Matheus Martins
- 4º – São Paulo (5 jogadores): Lyanco, Luiz Araújo, Lucas Ferreira, Lucca, Willian José
- 5º – Palmeiras (4 jogadores): João Pedro, Patrick de Paula, Artur, Estêvão
- 6º – Santos (4 jogadores): Gabigol, Rwan Cruz, Sabino, Alan Patrick
- 7º – Internacional (4 jogadores): Nonato, Léo Ortiz, Ricardo Mathias, Bruno Fuchs
- 8º – Vasco (3 jogadores): Coutinho, Rayan, Paulinho
- 9º – Coritiba (3 jogadores): Natanael, Igor Jesus, Raphael Veiga
- 10º – Athletico-PR (3 jogadores): Juninho, Léo Pereira, Vitinho
*Levantamento: FootHub

