Consolidado na posição sob comando de Leonardo Jardim, Kaiki, aos 22 anos, alcançou uma marca expressiva com a camisa do Cruzeiro no 100º jogo da carreira como profissional: o top 10 dos laterais que mais atuaram pela Raposa no século XXI.
+ Leia também: Kaiki celebra marca de 100 jogos pelo Cruzeiro: ‘Camisa gigante’
A marca foi batida nesse sábado (29), no empate em 1 a 1 diante do Ceará, na Arena Castelão, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Assim, o lateral-esquerdo é 10º colocado na lista e divide o ranking com um companheiro de time. Brigando nas primeiras colocações está William. Com 153 partidas, entre jogos oficiais e amistosos, o titular do lado direito está na quarta posição.
Destaque do time em 2025, Kaiki faz a sua temporada de consolidação. Cria das categorias de base do Cruzeiro, o jogador está integrado à equipe profissional desde 2021. Mesmo com o passar de quatro anos, o lateral aguardou o momento e assumiu a titularidade da Raposa com a chegada do técnico Leonardo Jardim.
Kaiki pelo Cruzeiro
Revelado nas categorias de base do time celeste, Kaiki chegou ao Cruzeiro aos 11 anos, em 2014, e se destacou em todas as modalidades até ser promovido ao profissional.
Sem grandes oportunidades nas primeiras duas temporadas na equipe principal, o lateral começou a receber minutos a partir de 2023. Na sombra de Marlon, o jogador virou reserva imediato do atual defensor do Grêmio e foi utilizado como titular em apenas 14 jogos do Cruzeiro no ano. Em 2024, o cenário foi parecido: Kaiki entrou em campo 23 vezes (14 entre os 11 iniciais).
Em 2025, porém, o cenário mudou. Já sob comando de Fernando Diniz e Wesley Carvalho, que estiveram à frente do Cruzeiro no começo do Campeonato Mineiro, Kaiki ganhou espaço e assumiu o lado esquerdo. A afirmação viria logo em seguida: Leonardo Jardim é contratado e Marlon negociado com o Grêmio.
Depois de quatro anos de espera, o lateral vive seu ano de afirmação com a camisa do Cruzeiro. Destaque no Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, Kaiki é peça crucial no esquema do técnico Leonardo Jardim. Até aqui, são 53 jogos, um gol e seis assistências em 2025.
Grandes nomes na lista
Ao lado de Kaiki e William, estão laterais vencedores com a camisa do Cruzeiro e jogadores que tiveram projeção internacional depois da saída do clube. O primeiro deles, de forma isolada, é também cria da Toca: Jonathan. Com passagem de seis temporadas pelo clube, o jogador fez parte do time finalista da Libertadores de 2009, e logo em seguida, foi negociado à Inter de Milão, da Itália.
Em seguida, aparece o nome de Egídio. Bicampeão brasileiro no Cruzeiro e titular da equipe que vencer a Copa do Brasil em 2018, o jogador participou de momentos históricos com a camisa do clube e encerrou sua passagem após o fatídico rebaixamento em 2019.
Próximo de Kaiki, aparece outro grande nome do título do Campeonato Brasileiro em 2013: Ceará. Constante e forte defensivamente, o lateral chegou ao Cruzeiro depois de uma boa passagem pelo Paris Saint-Germain, da França. Ao todo, são 125 jogos do ala com a camisa da Raposa.
Os laterais com mais jogos pelo Cruzeiro no século XXI
1º – Jonathan — 235 jogos (6 temporadas)
2º – Egídio — 199 jogos (4 temporadas)
3º – Leandro — 162 jogos (5 temporadas)
4º – William Furtado — 153 jogos (3 temporadas)
5º – Diego Renan — 151 jogos (5 temporadas)
6º – Mayke – 138 jogos (5 temporadas)
7º – Maicon — 127 jogos (6 temporadas)
8º – Maurinho — 127 jogos (5 temporadas)
9º – Ceará — 125 jogos (4 temporadas)
10º – Kaiki — 100 jogos (5 temporadas)

