publicidade

Cria da Toca, Kaiki completa 100 jogos com a camisa do Cruzeiro em ano da afirmação

Revelado nas categorias de base do clube, o lateral-esquerdo alcançou a marca na partida contra o Ceará, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro

publicidade

Grande destaque da temporada, o lateral-esquerdo Kaiki atingiu uma marca especial pelo do Cruzeiro na noite deste sábado (29). Diante do Ceará, o cria da Toca completou 100 jogos vestindo a camisa do clube celeste. Em mais uma boa apresentação, o defensor foi titular no empate em 1 a 1 pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.

+ Leia também: Cruzeiro busca empate com Ceará, mas vê acabar chance de título no Brasileirão

O lateral ainda participou do único gol do time na partida. Depois de um cruzamento de Kaiki para a área adversária, dois jogadores do Ceará não conseguiram afastar a bola e marcaram contra a própria meta. Com o resultado, o time celeste segue na terceira colocação, com 69 pontos, e classificado de forma direta à Copa Libertadores.

Com a regularidade em 2025 e confiança do técnico Leonardo Jardim, Kaiki soma 100 partidas com a camisa do Cruzeiro (incluindo amistosos). Entre as cinco temporadas no time profissional, o lateral marcou dois gols e concedeu seis assistências.

História no Cruzeiro

Revelado nas categorias de base do time celeste, Kaiki chegou ao Cruzeiro aos 11 anos, em 2014, e se destacou em todas as modalidades até ser promovido ao profissional, em 2021.

Sem grandes oportunidades nas primeiras duas temporadas na equipe principal, o lateral começou a receber minutos a partir de 2023. Na sombra de Marlon, o jogador virou reserva imediato do atual defensor do Grêmio e foi utilizado como titular em apenas 14 jogos do Cruzeiro no ano. Em 2024, o cenário foi parecido: Kaiki entrou em campo 23 vezes (14 entre os 11 iniciais).

Em 2025, porém, o cenário mudou. Já sob comando de Fernando Diniz e Wesley Carvalho, que estiveram à frente do Cruzeiro no começo do Campeonato Mineiro, Kaiki ganhou espaço e assumiu o lado esquerdo. A afirmação viria logo em seguida: Leonardo Jardim é contratado e Marlon negociado com o Grêmio.

‘Era Jardim’ e consolidação de Kaiki

Depois de quatro anos de espera, o lateral vive seu ano de afirmação com a camisa do Cruzeiro. Destaque no Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, Kaiki é peça crucial no esquema do técnico Leonardo Jardim. Contratado em fevereiro, o técnico português enxergou no defensor o poder de marcação e recuperação de bolas.

Logo no duelo contra o São Paulo, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, Kaiki fez um grande jogo e foi responsável por uma assistência para Kaio Jorge. Dali em diante, com o lateral na titularidade absoluta do lado esquerdo, Leonardo Jardim encontrou um esquema e o Cruzeiro assumiu papel de destaque na temporada.

Assim, o jogador é nome fundamental na campanha da vice-liderança da Série A e classificação à semifinal da Copa do Brasil.

Números de Kaiki pelo Cruzeiro

  • 100 jogos (52 em 2025)
  • 2 gols
  • 6 assistências
  • 93 desarmes no Brasileirão 2025 (vice-líder)
  • 211 disputas pela bola vencidas no Brasileirão 2025 (líder)
Siga o Central nas redes
Samuel Chaves
Samuel Chaves é repórter do Central da Toca. Já integrou a equipe de esportes da Record TV e foi representante do Cruzeiro no programa Placar Eletrônico, da Rádio 98FM de Teófilo Otoni. Também atuou como setorista do clube celeste pelo Esporte News Mundo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite chega a 10 jogos pelo Cruzeiro com resultados ruins e sob ‘pressão’; veja números

Com mais derrotas que vitórias, técnico vive início turbulento no comando do time celeste

Em três rodadas, Cruzeiro sofre 25% dos gols do Brasileirão de 2025

Com Tite, Cruzeiro demonstra fragilidade defensiva pouco vista na 'era Leonardo Jardim', em 2025; veja comparação

Contra o Mirassol, Cruzeiro tenta alcançar marca defensiva inédita em 2026

Após nove jogos na temporada, Raposa busca primeira sequência sem sofrer gols

Kaio Jorge entra no top 10 dos maiores artilheiros do Cruzeiro no século; veja lista

Com 37 gols, Kaio Jorge ultrapassa Guilherme e entra em ranking histórico do clube celeste