Titular absoluto, o volante Lucas Romero vai desfalcar o Cruzeiro contra o Ceará, pelo Campeonato Brasileiro. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o meio-campista argentino não será opção neste sábado (29), às 21h (de Brasília), no Castelão, em Fortaleza. As equipes vão se enfrentar pela 36ª rodada da Série A.
Na temporada, o Cruzeiro já disputou 57 partidas, sendo apenas sete sem a presença de Romero. Para ilustrar a importância do camisa 29 no time de Leonardo Jardim, o volante foi titular em 48 dos 50 jogos em que atuou. Ele já participou diretamente de sete gols, com dois tentos e cinco assistências.
Aos 31 anos, com a camisa do Cruzeiro, Romero igualou as temporadas de 2021 e 2022, quando também registrou sete participações em gols pelo Independiente-ARG a cada ano.
Com o “El Perro” em campo, o Cruzeiro conquistou 25 vitórias, 15 empates e sofreu apenas dez derrotas em 2025, um aproveitamento exato de 60%. Entre os sete jogos que não defendeu a equipe, dois foram por opção de Jardim, já que o argentino não saiu do banco de reservas.
O Cruzeiro atuou sem Romero por apenas sete vezes em 2025, com três vitórias, três empates e uma derrota, um rendimento de 57,14%.
Entre os compromissos que o volante não entrou em campo pela Raposa, três foram válidos pelo Campeonato Mineiro, outros três pelo Brasileirão e apenas um pela fase de grupos da Copa Sul-Americana.
Os jogos do Cruzeiro sem Romero em 2025
- Cruzeiro 1×1 Sport (Mineirão/BH) – 27ª rodada do Brasileirão
- Mirassol 1×1 Cruzeiro (Mirassol/Maião) – 20ª rodada do Brasileirão
- Cruzeiro 0x0 Unión Santa Fe-ARG (Mineirão/BH) – 6ª rodada da Sul-Americana
- Sport 0x4 Cruzeiro (Ilha do Retiro/Recife) 8ª rodada do Brasileirão
- Democrata-GV 2×1 Cruzeiro (Arena do Jacaré/Sete Lagoas) – 8ª rodada do Mineiro
- Cruzeiro 3×1 Uberlândia (Mineirão/BH) – 5ª rodada do Mineiro
- Cruzeiro 1×0 Tombense (Mineirão/BH) – 1ª rodada do Mineiro
Cinco atletas brigam pela vaga
Para o compromisso, Jardim contará com o retorno do volante Matheus Henrique, que cumpriu suspensão na 35ª rodada. Na última quinta (20), o camisa 8 voltou a atuar depois de ter fraturado dois arcos da costela e foi titular no empate por 3 a 3 com o Juventude, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
Além de Matheus Henrique, Jardim ainda tem mais quatro opções para o setor. O experiente Walace, com características mais semelhantes às de Romero, e o garoto Japa, que também pode pisar mais no campo ofensivo do Ceará, são duas alternativas.
Quem também pode ser titular diante do Ceará é o meia Eduardo, utilizado muitas vezes como um segundo volante ao longo da temporada. Por fim, o jovem Ryan Guilherme, contratado na última janela de transferências, também é um meio-campista de maior pegada e que tem boa saída de bola.
Como o Cruzeiro não tem nenhuma outra baixa por lesão ou suspensão, a tendência é que Jardim escale os mesmos jogadores que iniciaram na vitória sobre o Corinthians.
Cruzeiro quer a vice-liderança
Se vencer na capital cearense, o Cruzeiro assumirá a vice-liderança do Brasileirão. A Raposa ocupa a terceira posição, com 68 pontos e dois a menos em relação ao Palmeiras. O Flamengo lidera a competição, com 75.
Para ser campeão, o Cruzeiro precisa vencer Ceará, Botafogo e Santos em sequência e ainda torcer para o Flamengo não triunfar contra Ceará e Mirassol. O Rubro-Negro poderia fazer somente até dois pontos, caso o time celeste faça nove pontos nas últimas três rodadas.
Ceará luta para não entrar no Z4
Na 14ª posição, com 42 pontos, o Ceará tenta se afastar da zona de rebaixamento. Embora esteja fora do Z4, o Vozão encerrará a campanha diante do Cruzeiro, do Flamengo e do Palmeiras. O primeiro time dentro da área da degola é o Santos, na 17ª colocação, com 38 pontos.

