Com dez rodadas de invencibilidade, o Cruzeiro pode assumir, no duelo com o Ceará, o posto de segundo melhor visitante do Campeonato Brasileiro. O time celeste entrará em campo no sábado (29), às 21h (de Brasília), no Castelão, em Fortaleza, pela 36ª rodada.
Derrotado em apenas três oportunidades fora de casa, a menor marca da Série A, o Cruzeiro já somou 26 pontos longe de Belo Horizonte. No geral, a equipe comandada por Leonardo Jardim conquistou seis vitórias, oito empates e três empates, um aproveitamento de 50,98%.
+ Leia mais: De olho na vice-liderança do Brasileiro, Cruzeiro faz penúltimo treino antes de duelo com Ceará
Em caso de vitória sobre o Ceará, em Fortaleza, o Cruzeiro vai empatar com o Palmeiras em número de pontos como visitante. O time dirigido por Abel Ferreira fez 29 pontos fora de São Paulo, com nove vitórias, dois empates e seis derrotas, um rendimento de 56,86%.
Apenas o Flamengo, com 31 pontos conquistados e 57,41% de aproveitamento, apresenta números melhores em relação ao Palmeiras e ao Cruzeiro. O Rubro-Negro também venceu nove partidas como visitante, além de quatro empates e cinco derrotas nesse recorte.
Como visitante, o Cruzeiro também demonstra expressiva solidez defensiva. Com apenas 13 gols sofridos fora de casa, a Raposa só não foi menos vazada no comparativo com o Botafogo, que sofreu dez. Flamengo e Palmeiras, por exemplo, viram os adversários marcarem 16 e 21 gols, respectivamente.
Atualmente, o Cruzeiro não sabe o que é perder como visitante há cinco partidas seguidas. O time vem de quatro empates e uma vitória. As igualdades foram diante do Flamengo, do Atlético-MG, do Palmeiras e do Juventude, enquanto o triunfo foi sobre o Grêmio.
A última derrota do Cruzeiro foi para o Vasco, em São Januário, por 2 a 0. Há exatos dois meses, em 27 de setembro, as equipes se enfrentaram pela 25ª rodada do Brasileirão. À época, o time celeste perdeu a oportunidade de dormir na liderança do campeonato.
Depois de visitar o Ceará, o Cruzeiro fechará a campanha no Brasileirão justamente fora de casa. No dia 7 de dezembro (domingo), às 16h (de Brasília), a Raposa vai enfrentar o Santos, na Vila Belmiro, em Santos.
O Ceará como mandante
Por outro lado, diante do Cruzeiro, o Ceará tentará melhorar a sua campanha como mandante. Dentro do Castelão, o Vozão tem o sexto pior número em casa no campeonato, com 25 pontos em 51 disputados, um aproveitamento de 49,02%. Os cearenses venceram sete, empataram quatro e perderam outras seis vezes.
Atrás do Ceará, integram o top 5 no ranking de piores mandantes do campeonato: Vasco (25 pontos), Santos (24 pontos), Juventude (22 pontos), Fortaleza (21 pontos) e Sport (10 pontos).
Objetivos distintos na tabela
Um triunfo na capital cearense coloca o Cruzeiro na vice-liderança do Brasileirão. A Raposa ocupa a terceira posição, com 68 pontos e dois a menos em relação ao Palmeiras. O Flamengo lidera a competição, com 75.
Para ser campeão, o Cruzeiro precisa vencer Ceará, Botafogo e Santos em sequência e ainda torcer para o Flamengo não triunfar contra Ceará e Mirassol. O Rubro-Negro poderia fazer somente até dois pontos, caso o time celeste faça nove pontos nas últimas três rodadas.
Por outro lado, na 14ª posição, com 42 pontos, o Ceará tenta se afastar da zona de rebaixamento. Embora esteja fora do Z4, o Vozão encerrará a campanha diante do Cruzeiro, do Flamengo e do Palmeiras. O primeiro time dentro da área da degola é o Santos, na 17ª colocação, com 38 pontos.

