De olho na briga pelo título, o Cruzeiro pode atingir um feito expressivo na reta final do Campeonato Brasileiro. Garantido na fase de grupos da Copa Libertadores, o time celeste tem chances remotas de ficar com a taça, mas já pode ultrapassar o Palmeiras e assumir a vice-liderança na 36ª rodada.
Nas últimas três rodadas, a equipe comandada pelo português Leonardo Jardim terá Ceará, Botafogo e Santos pela frente. O primeiro compromisso será diante do Vozão, no sábado (29), às 21h (de Brasília), em Fortaleza.
+ Leia mais: Ainda dá? UFMG projeta chances de título do Cruzeiro no Brasileiro
Mesmo que não fique com o título brasileiro, o Cruzeiro ainda terá a chance de fazer, no mínimo, um ponto contra cada um dos 19 adversários na tabela. Após 35 rodadas, a Raposa já garantiu essa marca diante de 17 arquirrivais e está na terceira posição, com 68 pontos.
Curiosamente, Ceará e Santos aprontaram no Mineirão, em Belo Horizonte, e levaram três pontos preciosos. Agora, o Cruzeiro tenta “dar o troco” em um momento em que ambos estão desesperados para fugir do rebaixamento. Os cearenses estão na 14ª posição, com 42 pontos, enquanto o Peixe abre o Z4, em 17º lugar, com 38.
No primeiro turno, com exceção de Ceará e Santos, o Cruzeiro só foi derrotado pelo Inter e pelo Bragantino. No returno, porém, o time celeste venceu o Colorado e o Massa Bruta dentro do Mineirão, por 2 a 1. O cenário pode se repetir nos duelos com os times de Léo Condé e Juan Pablo Vojvoda.
Vale ressaltar que, para ser campeão, o Cruzeiro precisa vencer os três jogos e ainda torcer para que o Flamengo faça, no máximo, dois pontos.
O Rubro-Negro, primeiro colocado, com 75 pontos, também vai enfrentar o Ceará, mas no Maracanã, no Rio de Janeiro, e fechará a campanha diante do Mirassol, no Maião, em Mirassol. Vice-líder, com 70 pontos e um jogo a mais, o Palmeiras visitará o Atlético-MG, na Arena, em Belo Horizonte, e também o Ceará, no Castelão, em Fortaleza.
O desempenho do Cruzeiro contra cada adversário
- Flamengo: 4 pontos
- Palmeiras: 4 pontos
- Mirassol: 4 pontos
- Botafogo*: 3 pontos
- Bahia: 6 pontos
- Fluminense: 4 pontos
- São Paulo: 4 pontos
- Grêmio: 6 pontos
- Bragantino: 3 pontos
- Corinthians: 4 pontos
- Atlético-MG: 2 pontos
- Vasco: 3 pontos
- Ceará*: 0 ponto
- Inter: 3 pontos
- Vitória: 4 pontos
- Santos*: 0 ponto
- Fortaleza: 6 pontos
- Juventude: 4 pontos
- Sport: 4 pontos
Obs: os times com asterisco ainda jogarão com o Cruzeiro até a 38ª rodada

