O Cruzeiro poderia ter deixado encaminhada a classificação para a fase de grupos da Libertadores já nesta rodada e seguido na cola dos líderes do Campeonato Brasileiro. Poderia. Para isso, precisava vencer o Juventude, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, mas acabou empatando por 3 a 3, na tarde desta quinta-feira (20).
+ Leia mais: Cruzeiro volta a sofrer três gols em um jogo após sete meses; veja os números
Com o tropeço, o time celeste reviveu uma velha ‘sina’ na competição: a de perder pontos para equipes da parte de baixo da tabela.
O Juventude, vale lembrar, está na zona de rebaixamento e ocupa a vice-lanterna do Brasileiro, com 33 pontos, quatro a menos que o primeiro time fora do Z4, o Santos.
O início da sequência de tropeços do Cruzeiro contra essas equipes aconteceu no dia 27 de julho, pela 17ª rodada do Brasileirão, quando o Cruzeiro foi derrotado por 2 a 1 pelo Ceará, que também estava em 14º lugar na tabela. A partida, disputada no Mineirão, marcou o fim da sequência invicta da equipe na temporada e também da invencibilidade como mandante.
Na rodada seguinte em casa, o Cruzeiro voltou a perder para um adversário que brigava contra o Z4. O time celeste foi derrotado, novamente por 2 a 1, pelo Santos, que ocupava a 15ª posição.
A volta da ‘sina’
Depois dessas duas derrotas, o Cruzeiro reagiu e iniciou uma nova sequência de bons resultados, com quatro vitórias e um empate. No entanto, a ‘sina’ voltou a aparecer, e com ela veio também o maior jejum sem vitórias do time nesta edição do Brasileirão.
Na 25ª rodada, a equipe foi até São Januário e perdeu por 2 a 0 para o Vasco, que estava na 14ª colocação. Duas rodadas depois, em pleno Mineirão, empatou por 1 a 1 com o lanterna da competição, o Sport. E depois, pela 28ª rodada, empatou o clássico com o Atlético-MG, que além de estar na 14ª colocação, era, até então, o pior time do returno.
Agora, o Cruzeiro vinha de uma sequência positiva, com oito jogos de invencibilidade no Campeonato Brasileiro. Com os tropeços de Flamengo e Palmeiras na rodada, surgiu a oportunidade de se aproximar ainda mais da liderança. No entanto, a equipe celeste também tropeçou e cedeu pontos importantes ao Juventude, atual vice-lanterna da competição.
Próximo compromisso
O time celeste volta a campo neste domingo (23), quando enfrenta o Corinthians, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mais de 25 mil ingressos já foram vendidos para a partida.
Esse será o primeiro de três confrontos entre Cruzeiro e Corinthians até o fim da temporada. As equipes voltam a se enfrentar nos dias 10 e 14 de dezembro, pelas semifinais da Copa do Brasil.
O Cruzeiro está na terceira colocação do Brasileirão, com 65 pontos. Já o time paulista é o 14º, com 42.
Jogos e posições antes das partidas
- Cruzeiro (1º) 1 x 2 Ceará (14º) – Mineirão – 17ª rodada
- Cruzeiro (2º) 1 x 2 Santos (15º) – Mineirão – 19ª rodada
- Vasco (14º) 2 x 0 Cruzeiro (3º) – São Januário – 25ª rodada
- Cruzeiro (3º) 1 x 1 Sport (20º) – Mineirão – 27ª rodada
- Atlético-MG (14º) 1 x 1 Cruzeiro (3º) – Arena – 28ª rodada
- Juventude (19º) 3 x 3 Cruzeiro (3º) – Alfredo Jaconi – 34ª rodada

