Com o fim da última Data Fifa, o torcedor do Cruzeiro poderá matar a saudade de ver o time jogar. Nesta quinta-feira (20), às 16h (de Brasília), os comandados de Leonardo Jardim visitarão o Juventude, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. O duelo será pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Em 2025, o Cruzeiro tem quase 70% de aproveitamento no jogo seguinte ao final das Datas Fifa. Com duas vitórias e dois empates, o rendimento da equipe celeste nesses períodos foi de 66%.
Neste mês de novembro, o calendário do futebol brasileiro foi interrompido pela quinta vez. Com exceção da pausa para o Super Mundial de Clubes, de junho a julho, houve quatro paradas do Brasileirão para compromissos da Seleção Brasileira: em março, em setembro, em setembro e em outubro.
Agora, com foco total pela conquista da vaga direta à fase de grupos da Copa Libertadores, o Cruzeiro tenta ampliar o bom aproveitamento após as Datas Fifa. Esse posto por meio do G7 da Série A já foi confirmado com antecedência.
Por fim, a Raposa também quer levantar o sétimo troféu da Copa do Brasil em sua história. Para isso, terá que eliminar o Corinthians na semifinal e, posteriormente, na decisão, bater Vasco ou Fluminense, com o segundo jogo da final no Rio de Janeiro.
Os duelos após as Datas Fifa
No dia 29 de março, pela 1ª rodada do Brasileirão, o Cruzeiro recebeu o Mirassol, no Mineirão, em Belo Horizonte, e venceu por 2 a 1. Os atacantes Dudu e Gabigol balançaram as redes para o time cruzeirense, e o lateral-direito Lucas Ramon descontou para a equipe de Rafael Guanaes.
Já em 12 de junho, com o campo do Barradão, em Salvador, completamente encharcado, o Cruzeiro empatou sem gols com o Vitória, pela 12ª rodada do campeonato. O estado do gramado gerou intensas reclamações da direção celeste. O meia Eduardo foi expulso por falta dura no lateral-esquerdo Jamerson, após ter escorregado em uma poça d’água.
Em 11 de setembro, pelo segundo jogo das quartas de final da Copa do Brasil, o Cruzeiro repetiu o placar de ida, na Arena, em BH, e voltou a derrotar o Atlético-MG por 2 a 0. Artilheiro do torneio, o centroavante Kaio Jorge balançou as redes de Everson duas vezes.
Mais recentemente, no dia 15 de outubro, o Cruzeiro teve outro clássico pela frente; dessa vez, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o placar final de 1 a 1, na Arena, com gols do meia Matheus Pereira e do zagueiro Ruan, a partida teve arbitragem bastante polêmica.
Kaio Jorge foi expulso ao fazer sinal de roubo com as mãos para ironizar a atuação de Paulo César Zanovelli (MG). Isso porque, no escanteio que gerou o gol do Atlético-MG, o Cruzeiro pediu tiro de meta. Em lance envolvendo o lateral-direito William, o camisa 12 chutou a bola no atacante Dudu, mas Zanovelli marcou escanteio.
Jogo em Caxias do Sul
Em Caxias do Sul, Juventude e Cruzeiro vão se enfrentar em um duelo de opostos na tabela do Brasileirão. Os gaúchos ocupam a 18ª posição na tabela, com 32 pontos, e tentam escapar do rebaixamento na reta final da Série A.
A Raposa, por sua vez, está na terceira colocação, com 64 pontos, e já garantida nas fases preliminares da Libertadores em 2026. Em caso de vitória, o time pode confirmar, de forma matemática, a presença na fase de grupos do torneio continental.

