Na 5ª colocação entre os clubes mais advertidos com cartões no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro está próximo de alcançar a marca de 100 cartões amarelos. Atualmente, a equipe soma 93 advertências, ficando atrás apenas de Corinthians (99), Vitória (99), Red Bull Bragantino (99) e Juventude (95), de acordo com dados do Sofascore.
A alta quantidade de cartões tem gerado dor de cabeça para o técnico Leonardo Jardim, que enfrenta dificuldades para escalar o time devido às suspensões.
Para o próximo compromisso da temporada, por exemplo, o treinador não poderá contar com quatro jogadores por esse motivo: os volantes Walace e Christian, o meia Matheus Pereira e o atacante Arroyo, sendo os três últimos considerados titulares.
O Cruzeiro encara o Juventude nesta quinta-feira (20), às 16h, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Além dos problemas coletivos, o time celeste também tem ‘destaques’ individuais no ranking de advertências. Lucas Romero é o segundo jogador mais amarelado da competição, com 11 cartões, enquanto Kaiki e Villalba aparecem logo na sequência, com 10 cada.
Críticas à arbitragem
Após o empate sem gols com o Fluminense, no Mineirão, no último jogo antes da Data Fifa, Leonardo Jardim criticou a atuação da arbitragem e o excesso de cartões aplicados ao time celeste.
“O jogo foi muito picotado. Quem não viu (o jogo), pensa que sete amarelos foi um jogo de guerra. Claro que muita gente foi amarelada no primeiro tempo e, no segundo tempo, faltou o segundo amarelo para muita gente. Para os do Cruzeiro e para os do Fluminense também. Acho que a estratégia de gerir um jogo não deve ser esta. Não deve ser dando a qualquer falta o amarelo e depois fechar os olhos na segunda parte”, disse.
A queixa do técnico também se estende a outras partidas com decisões polêmicas, como no duelo contra o Palmeiras, no Allianz Parque, quando o Cruzeiro teve média alta de cartões, como já levantado pelo Central da Toca.
Além disso, o time celeste sofreu com expulsões em jogos decisivos recentemente. Foram três nos últimos compromissos: o lateral-direito William, na 26ª rodada (contra o Flamengo), o atacante Kaio Jorge, na 28ª rodada (contra o Atlético-MG), e o zagueiro Fabrício Bruno, na 30ª rodada (diante do Palmeiras).
Times com mais amarelos no Brasileirão de 2025
- 1º – Corinthians (99 cartões)
- 2º – Red Bull Bragantino (99 cartões)
- 3º – Vitória (99 cartões)
- 4º – Juventude (95 cartões)
- 5º – Cruzeiro (93 cartões)
Os cartões do Cruzeiro nos últimos jogos
- 33ª rodada -> Fluminense: 6 cartões (Amarelos: Arroyo, Fabrício Bruno, Matheus Pereira, Lucas Romero, Christian e Wallace)
- 32ª rodada -> Grêmio: 3 cartões (Amarelos: Lucas Silva, Villalba e Arroyo)
- 31ª rodada -> Vitória: 4 cartões (Amarelos: Jonathan Jesus, William, Christian e Gabigol
- 30ª rodada -> Palmeiras: 7 cartões (Amarelos: Lucas Silva, Romero, Fabrício Bruno (2), Kaiki e Villalba; Vermelho: Fabrício Bruno)
- 29ª rodada -> Fortaleza: 1 cartão amarelo (Villalba)
- 28ª rodada -> Atlético-MG: 5 cartões (Amarelos: Kaiki, Villalba, Léo Aragão e Kaio Jorge; Vermelho: Kaio Jorge)
- 27ª rodada -> Sport: 1 cartão amarelo (Arroyo)
- 26ª rodada -> Flamengo: 6 cartões (Amarelos: Kaiki, Fabrício Bruno, Romero, Kaio Jorge e Gabigol; Vermelho: William)

