Terceiro melhor visitante do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro se prepara para desafiar o segundo pior mandante. Na quinta-feira (20), às 16h (de Brasília), o time celeste vai enfrentar o Juventude, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela 34ª rodada da competição.
Fora de casa, a equipe comandada pelo português Leonardo Jardim já conquistou 25 pontos em 16 partidas, com seis vitórias, sete empates e somente três derrotas. O aproveitamento da Raposa longe de Belo Horizonte é de 52,08%. Os líderes no quesito são Flamengo e Palmeiras, com 30 e 29 pontos cada, respectivamente.
Além da média de um gol por jogo fora de casa – 16 marcados -, o Cruzeiro costuma sair de campo sem ser vazado fora de casa. Em nove compromissos, o time sequer sofreu um gol como visitante na liga nacional. Isso aconteceu diante dos seguintes adversários: Sport, Fortaleza, Vitória, Fluminense, Corinthians, Botafogo, Flamengo, Palmeiras e Grêmio.
O Juventude, por outro lado, tem números alarmantes no interior do Rio Grande do Sul. Em Caxias, o time de Thiago Carpini fez apenas 21 pontos em 16 rodadas, com seis vitórias, três empates e sete derrotas.
Com o baixo aproveitamento de 43,75%, o Papo tem campanha superior como mandante no comparativo com o Sport, com dez pontos somados e 19,61% de rendimento.
Desequilibrado, o Juventude balançou as redes 17 vezes e sofreu 19 gols dentro do Alfredo Jaconi, uma média de mais de um gol pró e contra a cada duelo em casa.
Cruzeiro goleou no 1º turno
No dia 20 de julho, pela 15ª rodada do Brasileirão, o Cruzeiro goleou o Juventude, no Mineirão, em Belo Horizonte, por 4 a 0. Empurrado por quase 53 mil torcedores, o time celeste venceu com gols de Christian, Gabigol (2) e Eduardo.
Com o resultado naquele dia, o Cruzeiro se manteve na liderança, com 27 pontos, enquanto o Juventude era o 18º colocado, com 11 pontos. Agora, a Raposa está na terceira posição na tabela, com 64 pontos, e os gaúchos seguem na mesma colocação, mas com 32 pontos.

