Em fim de contrato com o Cruzeiro, o atacante Yannick Bolasie atuou por pouco mais de 60 minutos nos últimos quatro meses. Além de ter ficado fora de algumas partidas por um incômodo no joelho direito, o congolês, de 36 anos, também perdeu espaço com o técnico Leonardo Jardim recentemente.
Em dado momento da temporada, Bolasie chegou a ser o reserva mais utilizado por Jardim. Com 29 jogos em 2025, sendo que saiu do banco em 24 oportunidades, o camisa 11 é o segundo atleta que mais entrou no decorrer dos compromissos.
Segundo levantamento feito pelo Central da Toca, apenas o meia Eduardo, com 26 aparições como reserva, foi mais acionado pelo técnico português do Cruzeiro ao longo do ano.
Desde o dia 13 de julho, quando o Cruzeiro goleou o Grêmio, no Mineirão, pela 13ª rodada da Série A, Bolasie só entrou em campo nove vezes.
O período de maior atuação foi na derrota para o Ceará, em BH, pela 17ª rodada. Naquele dia, em 27 de julho, o congolês ficou em campo por 17 minutos. Os dados são do site OGol, especializado em estatísticas de futebol.
Ao entrar na reta final dos jogos, nesse período, Bolasie defendeu o Cruzeiro sete vezes por menos de dez minutos. A presença do atacante em campo, desde a chegada de Jardim, tem sido para prender a bola no setor ofensivo e para pressionar a saída de bola dos adversários. Esse cenário foi visto no dia 18 de outubro, na vitória sobre o Fortaleza, no Mineirão, pela 29ª rodada. Bolasie entrou aos 39′ do segundo tempo.
No último domingo (9), Bolasie foi relacionado no empate contra o Fluminense, no Mineirão, pela 33ª rodada do Brasileirão, mas não saiu do banco de reservas. Isso aconteceu em 11 das últimas 15 vezes que o congolês esteve no banco de reservas em jogos do Cruzeiro.
Alteração do gatilho contratual
Entre o fim de setembro e o início de outubro, o Cruzeiro alterou uma cláusula importante do contrato de Bolasie. Com a validação do atleta, o clube retirou o acordo que previa renovação automática do vínculo caso Yannick participasse de 50% dos jogos do time no ano.
Baixa minutagem e bons números
Apesar da baixa minutagem, com média de 24 minutos a cada partida, Bolasie soma sete participações em gol em 29 jogos pelo Cruzeiro. Na temporada, o camisa 11 já balançou as redes quatro vezes, além de ter anotado outras três assistências.

