publicidade

Em fim de contrato com Cruzeiro, Bolasie atuou por 60 minutos nos últimos quatro meses

Atacante superou lesão recentemente, mas também perdeu espaço com Leonardo Jardim na reta final de 2025; veja números

publicidade

Em fim de contrato com o Cruzeiro, o atacante Yannick Bolasie atuou por pouco mais de 60 minutos nos últimos quatro meses. Além de ter ficado fora de algumas partidas por um incômodo no joelho direito, o congolês, de 36 anos, também perdeu espaço com o técnico Leonardo Jardim recentemente.

Em dado momento da temporada, Bolasie chegou a ser o reserva mais utilizado por Jardim. Com 29 jogos em 2025, sendo que saiu do banco em 24 oportunidades, o camisa 11 é o segundo atleta que mais entrou no decorrer dos compromissos.

Segundo levantamento feito pelo Central da Toca, apenas o meia Eduardo, com 26 aparições como reserva, foi mais acionado pelo técnico português do Cruzeiro ao longo do ano.

Desde o dia 13 de julho, quando o Cruzeiro goleou o Grêmio, no Mineirão, pela 13ª rodada da Série A, Bolasie só entrou em campo nove vezes.

O período de maior atuação foi na derrota para o Ceará, em BH, pela 17ª rodada. Naquele dia, em 27 de julho, o congolês ficou em campo por 17 minutos. Os dados são do site OGol, especializado em estatísticas de futebol.

Ao entrar na reta final dos jogos, nesse período, Bolasie defendeu o Cruzeiro sete vezes por menos de dez minutos. A presença do atacante em campo, desde a chegada de Jardim, tem sido para prender a bola no setor ofensivo e para pressionar a saída de bola dos adversários. Esse cenário foi visto no dia 18 de outubro, na vitória sobre o Fortaleza, no Mineirão, pela 29ª rodada. Bolasie entrou aos 39′ do segundo tempo.

No último domingo (9), Bolasie foi relacionado no empate contra o Fluminense, no Mineirão, pela 33ª rodada do Brasileirão, mas não saiu do banco de reservas. Isso aconteceu em 11 das últimas 15 vezes que o congolês esteve no banco de reservas em jogos do Cruzeiro.

Alteração do gatilho contratual

Entre o fim de setembro e o início de outubro, o Cruzeiro alterou uma cláusula importante do contrato de Bolasie. Com a validação do atleta, o clube retirou o acordo que previa renovação automática do vínculo caso Yannick participasse de 50% dos jogos do time no ano.

Baixa minutagem e bons números

Apesar da baixa minutagem, com média de 24 minutos a cada partida, Bolasie soma sete participações em gol em 29 jogos pelo Cruzeiro. Na temporada, o camisa 11 já balançou as redes quatro vezes, além de ter anotado outras três assistências.

Siga o Central nas redes
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite chega a 10 jogos pelo Cruzeiro com resultados ruins e sob ‘pressão’; veja números

Com mais derrotas que vitórias, técnico vive início turbulento no comando do time celeste

Em três rodadas, Cruzeiro sofre 25% dos gols do Brasileirão de 2025

Com Tite, Cruzeiro demonstra fragilidade defensiva pouco vista na 'era Leonardo Jardim', em 2025; veja comparação

Contra o Mirassol, Cruzeiro tenta alcançar marca defensiva inédita em 2026

Após nove jogos na temporada, Raposa busca primeira sequência sem sofrer gols

Kaio Jorge entra no top 10 dos maiores artilheiros do Cruzeiro no século; veja lista

Com 37 gols, Kaio Jorge ultrapassa Guilherme e entra em ranking histórico do clube celeste