Perto de confirmar uma vaga direta à próxima Copa Libertadores, o Cruzeiro terá um jogo fundamental para essas pretensões no fim de semana. No sábado (1º), às 16h (de Brasília), o time celeste receberá o Vitória no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.
No Gigante da Pampulha, o Cruzeiro registra uma supremacia nos duelos com o adversário. Ao todo, em 25 partidas realizadas no estádio, todas em jogos oficiais, foram 21 vitórias do Cruzeiro, três empates e apenas um resultado positivo para o Leão. O aproveitamento é de 88% em casa no confronto.
O primeiro embate entre Cruzeiro e Vitória, no Mineirão, foi há mais de 50 anos. Em 4 de outubro de 1972, a Raposa goleou por 4 a 0, pela 1ª fase do Campeonato Brasileiro. Roberto Batata, Lima, Piazza e Vanderlei anotaram os gols da equipe de Hilton Chaves naquele dia.
Já o último compromisso entre os times no principal palco do futebol mineiro foi em 28 de abril do ano passado. Na ocasião, sob o comando de Fernando Seabra, o Cruzeiro venceu o Vitória por 3 a 1, com gols de Matheus Pereira, Rafa Silva e Arthur Gomes, enquanto Lucas Silva (contra) fez o gol adversário. O duelo foi válido pela 4ª rodada da Série A de 2024.
No retrospecto geral, o Cruzeiro também possui ampla vantagem sobre o Vitória, com 34 triunfos, 13 empates e 12 derrotas em 54 compromissos. O número de gols celestes é quase o dobro: 110 a 65. Os dados são do site OGol, especializado em estatísticas de futebol.
Única derrota foi há quase 30 anos
Com larga vantagem no Mineirão, o Cruzeiro só perdeu para o Vitória em 1998. Há 27 anos, no dia 30 de agosto, pela 9ª rodada da 1ª fase, os baianos triunfaram por 2 a 0, com gols de Petkovic e Alex Mineiro.
O time cruzeirense era comandado, à época, por Levir Culpi. A campanha terminaria com um vice-campeonato na final diante do Corinthians.
Foco na Libertadores
Após o empate contra o Palmeiras, em São Paulo, no último domingo (26), o Cruzeiro se manteve na terceira posição na tabela, com 57 pontos, cinco a menos em relação ao time de Abel Ferreira e quatro a menos que o Flamengo.
Com essa pontuação, o Cruzeiro tem 99,89% de disputar a Libertadores em 2026 por meio do G6, segundo projeção da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A vantagem para o Fluminense, sétimo colocado, é de 13 pontos. Os cariocas, no entanto, têm um jogo a menos na liga nacional.
O Vitória, por sua vez, abre a zona de rebaixamento do Brasileirão, com 31 pontos. A primeira equipe fora da área da degola é o Santos, com 32 pontos ganhos.

