publicidade

‘Exterminador de Tabus’: Cruzeiro volta a vencer o Fortaleza em casa após 20 anos de jejum

Equipes mediram forças pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, neste sábado (18), no Mineirão, em Belo Horizonte

publicidade

O ‘Exterminador de Tabus’ fez mais uma vítima na noite deste sábado (18). Com a vitória do Cruzeiro sobre o Fortaleza, por 1 a 0, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, Leonardo Jardim superou outro jejum no comando da Raposa: 20 anos sem vitórias contra o Leão do Pici como mandante.

Antes, o time celeste tinha vencido em julho de 2005. Naquela oportunidade, pela 16ª rodada do Brasileirão, no Gigante da Pampulha, o Cruzeiro, com dois gols de Diego Clementino e um de Moisés, venceu o Fortaleza por 3 a 0.

Desde então, as equipes se enfrentaram, em Belo Horizonte, outras quatro vezes, com duas vitórias do Leão do Pici e dois empates. O último confronto aconteceu no Campeonato Brasileiro de 2024. O Fortaleza venceu por 2 a 1, com gols de Breno Lopes e Renato Kayzer. Matheus Henrique descontou para o Cruzeiro.

O número de jogos é baixo por dois motivos: o Fortaleza esteve, entre Série B e C em 11 temporadas, entre 2007 e 2018. Do outro lado, o Cruzeiro acabou rebaixado em 2019, e ficou na Segunda Divisão Nacional por três temporadas, até o retorno em 2022.

Vitória no Castelão

Mesmo com o longo período sem vitórias no Mineirão, nesta temporada, Leonardo Jardim já superou o Fortaleza no primeiro turno do Campeonato Brasileiro. No Castelão, pela 10ª rodada, o Cruzeiro foi superior ao adversário e venceu, por 2 a 0, com gols de Kaio Jorge e Lucas Silva.

Em 2023 e 2024, a Raposa também surpreendeu jogando fora de seus domínios. Em Fortaleza, na capital do Estado, o Cruzeiro venceu por 1 a 0 no primeiro ano, e empatou em 1 a 1 na temporada seguinte.

+ Leia também: Cruzeiro bate o Fortaleza no Mineirão e volta a vencer no Campeonato Brasileiro

A última derrota do time celeste na Arena Castelão aconteceu justamente no ano da derrocada à Série B. Em 2019, o Fortaleza superou o Cruzeiro, por 2 a 1, ainda na primeira parte do Brasileiro.

Mesmo assim, o retrospecto ainda é favorável à Raposa, tanto no Mineirão, quanto no Castelão. Em todas as competições foram disputados 18 jogos entre as duas equipes, com nove vitórias do Cruzeiro, cinco empates e quatro triunfos do Fortaleza.

Tabus derrubados

Jardim chegou ao Cruzeiro em fevereiro deste ano. Desde então, somente pelo Brasileiro, o técnico derrubou um jejum de quase 10 anos sem vitória diante do Flamengo, outro de nove anos sem vitórias contra o Sport, na Ilha do Retiro, em Recife, seis temporadas sem triunfos em duelos com o Palmeiras e pôs fim ao período de sete anos sem resultados positivos no Maracanã.

Além disso, sob o comando do ‘mister’, o Cruzeiro ainda superou 17 anos sem vitórias diante do Fluminense no Maracanã e derrotou o Grêmio no Mineirão, feito que o clube celeste não conseguia desde 2017. Diante do Internacional, o português derrubou uma série de nove anos do Cruzeiro sem vencer o clube gaúcho na Série A.

Na Copa do Brasil, o técnico Leonardo Jardim levou o Cruzeiro às semifinais, fase em que enfrentará o Corinthians. A Raposa não se classificava para essa fase do torneio, em que é o maior campeão, com seis troféus, desde 2019.

Ao todo, Leonardo Jardim derrubou nove escritas desde que chegou ao comando do Cruzeiro, e poderá superar mais uma ao fim da temporada: seis anos sem disputar a Copa Libertadores. Segundo os dirigentes e o treinador, essa é a meta do clube para 2025.

Cruzeiro x Fortaleza pelo Brasileirão desde 2006

  • Cruzeiro 0x0 Fortaleza – 29ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2006
  • Cruzeiro 1×1 Fortaleza – 28ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2019
  • Cruzeiro 0x1 Fortaleza – 11ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023
  • Cruzeiro 1×2 Fortaleza – 21ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024
  • Cruzeiro 1×0 Fortaleza – 29ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2025
Siga o Central nas redes
Samuel Chaves
Samuel Chaves é repórter do Central da Toca. Já integrou a equipe de esportes da Record TV e foi representante do Cruzeiro no programa Placar Eletrônico, da Rádio 98FM de Teófilo Otoni. Também atuou como setorista do clube celeste pelo Esporte News Mundo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite chega a 10 jogos pelo Cruzeiro com resultados ruins e sob ‘pressão’; veja números

Com mais derrotas que vitórias, técnico vive início turbulento no comando do time celeste

Tite ou Matheus Bachi? Kaio Jorge responde sobre comissão técnica do Cruzeiro

O Cruzeiro empatou com o Mirassol, em 2 a 2, na noite desta quarta (11) e segue sem vencer no Brasileirão

Atacante do Cruzeiro deixa estádio de muletas após jogo pelo Brasileirão; assista

Atacante deixa o campo chorando após entrada dura e vira dúvida para a sequência da temporada

Tite reage a pedidos de demissão de torcedores do Cruzeiro após empate no Brasileiro

Com empate contra o Mirassol, Tite seguiu com aproveitamento inferior a 50% desde que assumiu o Cruzeiro