publicidade

Cruzeiro ultrapassa pontuação de 2024 no Brasileiro com nove rodadas de antecedência

Raposa venceu o Fortaleza, na noite deste sábado (18), no Mineirão, em Belo Horizonte, e chegou aos 56 pontos no Brasileirão

publicidade

A vitória sobre o Fortaleza, por 1 a 0, na noite deste sábado (18), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, marcou mais um feito do Cruzeiro na temporada: o time superou a campanha inteira de 2024 em pontos com nove partidas de antecedência.

Com o resultado conquistado em casa, o time celeste alcançou os 56 pontos no Brasileirão. O Cruzeiro de Jardim é o terceiro colocado no campeonato, atrás de Flamengo, na vice-liderança com 58, e o Palmeiras, primeiro na tabela de classificação, com 61. As duas equipes se enfrentam neste domingo (19), às 16h (de Brasília), no Maracanã.

Do outro lado, na campanha de 2024, o Cruzeiro terminou a competição na 9ª colocação, com 52 pontos. O time celeste brigou por uma vaga na pré-Libertadores até a última rodada, mas engatou uma sequência negativa na reta final do campeonato e perdeu a posição para o Bahia.

Retrato das campanhas

As duas campanhas são distintas. Enquanto o Cruzeiro atual apostou no trabalho de Leonardo Jardim desde o início do campeonato, na temporada anterior, o time viveu um momento de incertezas, com uma troca no comando técnico e mudanças na gestão do clube.

Durante a disputa do Brasileiro, o ex-gestor do Cruzeiro, Ronaldo Fenômeno, pressionado por parte da torcida, vendeu as ações da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do clube para Pedro Lourenço. Com mais investimentos no futebol e em contratações de jogadores, ao invés do desempenho melhorar, o time diminuiu o ritmo e começou a oscilar no campeonato.

+ Leia também: ‘Exterminador de Tabus’: Cruzeiro volta a vencer o Fortaleza em casa após 20 anos de jejum

Treinador do time na maior parte da competição, Fernando Seabra foi demitido em setembro de 2024, depois de um empate fora de casa diante do Cuiabá. Para a vaga do comandante, Pedro Lourenço e Alexandre Mattos, no mesmo dia, escolheram Fernando Diniz. O casamento não funcionou, e, com o técnico à frente, o Cruzeiro venceu apenas dois de 11 jogos (Criciúma e Juventude) no Brasileiro.

Outro ponto a se destacar é a eficiência ofensiva e defensiva. Enquanto o time de Jardim já marcou 42 gols e sofreu 21 em 28 jogos no Brasileirão, a equipe de Seabra e Diniz sofreu nas duas estatísticas. Em 2024, a equipe estufou as redes 43 vezes, mas foi vazado outras 41. A média é superior a 1 gol sofrido por partida.

Sonho continental

O Cruzeiro de Leonardo Jardim poderá alcançar uma classificação sonhada pela equipe no ano anterior. Atualmente, de acordo com o Departamento de Matemática e Estatística da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), a Raposa tem 99,95% de chance de chegar à Libertadores.

Em 2024, o time celeste entrou de vez no grupo dos oito primeiros na 10ª rodada e se manteve até a 36ª, faltando apenas dois jogos para o fim do Brasileirão daquele ano.

Depois do empate com o Red Bull Bragantino (1 a 1) e a derrota para o Palmeiras (2 a 1), o Cruzeiro precisava de uma combinação de resultados para conseguiu a classificação. Mesmo vencendo o Juventude na última rodada, a Raposa ficou com a vaga para a Copa Sul-Americana.

Comparação entre as campanhas

2024

  • Jogos: 38
  • Pontuação: 52
  • Vitórias: 14
  • Empates: 10
  • Derrotas : 14
  • Gols marcados: 43
  • Gols sofridos: 41
  • Posição final: 9º lugar

2025

  • Jogos: 29
  • Pontuação: 56
  • Vitórias: 16
  • Empates: 8
  • Derrotas : 5
  • Gols marcados: 42
  • Gols sofridos: 21
  • Posição parcial: 3º lugar
Siga o Central nas redes
Samuel Chaves
Samuel Chaves é repórter do Central da Toca. Já integrou a equipe de esportes da Record TV e foi representante do Cruzeiro no programa Placar Eletrônico, da Rádio 98FM de Teófilo Otoni. Também atuou como setorista do clube celeste pelo Esporte News Mundo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite chega a 10 jogos pelo Cruzeiro com resultados ruins e sob ‘pressão’; veja números

Com mais derrotas que vitórias, técnico vive início turbulento no comando do time celeste

Tite ou Matheus Bachi? Kaio Jorge responde sobre comissão técnica do Cruzeiro

O Cruzeiro empatou com o Mirassol, em 2 a 2, na noite desta quarta (11) e segue sem vencer no Brasileirão

Atacante do Cruzeiro deixa estádio de muletas após jogo pelo Brasileirão; assista

Atacante deixa o campo chorando após entrada dura e vira dúvida para a sequência da temporada

Tite reage a pedidos de demissão de torcedores do Cruzeiro após empate no Brasileiro

Com empate contra o Mirassol, Tite seguiu com aproveitamento inferior a 50% desde que assumiu o Cruzeiro