publicidade

Destaque do Cruzeiro, Kaiki lidera estatística defensiva no Brasileirão; veja números

Lateral alcançou a marca depois do empate diante do Sport, no último domingo (5), pela 27ª rodada da Série A

publicidade

Destaque do Cruzeiro na temporada, o lateral-esquerdo Kaiki assumiu a liderança de uma estatística defensiva no Brasileirão após o duelo com o Sport, pela 27ª da Série A, no Mineirão, em Belo Horizonte. No empate em 1 a 1, no último domingo (5), o defensor de 22 anos fez três desarmes e se tornou o maior ‘ladrão de bolas’ do campeonato.

Com a atuação defensiva no confronto pelo Brasileiro, Kaiki alcançou os 74 desarmes na competição e igualou à Lucas Sasha, volante do Fortaleza. O levantamento utilizou dados do Sofascore, plataforma especializada em estatísticas.

Pilar do sistema defensivo de Leonardo Jardim, o lateral-esquerdo assumiu a titularidade do Cruzeiro nesta temporada. Com a chegada do técnico português, Marlon foi negociado e Kaiki ganhou mais espaço. Em 2025, o camisa 6 esteve entre os 11 iniciais em 39 oportunidades, marcou um gol e deu três assistências.

Trajetória do lateral

Revelado pelo Cruzeiro, Kaiki é lateral do profissional desde 2021. O jogador foi promovido das categorias de base da Raposa e fez parte do time campeão da Série B em 2022. Mesmo sem espaço entre os titulares, o jovem de 22 anos seguiu nas outras duas temporadas.

+ Leia também: Top 3 visitante do Brasileiro, Cruzeiro pode se isolar como maior algoz do Atlético-MG na Arena

Após um 2023 como reserva de Marlon, o camisa 6 do Cruzeiro começou a receber mais oportunidades no ano seguinte. Em 2024, com Fernando Seabra no comando, Kaiki teve sequência como titular no Campeonato Brasileiro. Na temporada, o lateral contribuiu com um gol e foi peça defensiva importante nas vitórias contra Athlético-PR e Juventude, pela 12ª e 38ª rodada.

Já em 2025, Kaiki se consolidou ainda mais no lado esquerdo do Cruzeiro. Em má fase com a camisa do clube, Marlon foi alvo de críticas da torcida, principalmente depois de errar um pênalti decisivo na semifinal do Campeonato Mineiro, contra o América-MG. A partir daí, o camisa 6 seguiu como titular e é peça fundamental da campanha da Raposa no Brasileiro e Copa do Brasil.

Marca pelo Cruzeiro

Com a grande fase vivida nesta temporada, Kaiki mira outra marca com a camisa do Cruzeiro: os 100 jogos. Peça fundamental no esquema do técnico Leonardo Jardim, o lateral soma 89 partidas pelo Cruzeiro, sendo 83 oficiais e outros seis amistosos. No período, o camisa 6 já marcou dois gols e contribuiu com quatro assistências.

Revelado na base do Cruzeiro, Kaiki chegou à Toca da Raposa I quando tinha exatamente a metade da sua idade atual: 11 anos. De 2014 em diante, o defensor se destacou em todas as categorias até estrear como profissional, em 2021. No período, ele também foi convocado frequentemente para as seleções de base.

Perto de completar a marca de 100 jogos, Kaiki poderá atuar em mais 14 partidas pelo Brasileirão e, no mínimo, mais duas pela Copa do Brasil, já que o Cruzeiro vai disputar as semifinais contra o Corinthians. Se entrar em campo em todos os jogos, ele chegará aos 105 compromissos pela Raposa.

‘Ladrões de bola’ do Brasileiro

  1. Kaiki (Cruzeiro) – 74 desarmes
  2. Lucas Sasha (Fortaleza) – 74 desarmes
  3. Gonzalo Escobar (Santos) – 73 desarmes
  4. Paulo Henrique (Vasco) – 71 desarmes
  5. Enzo Díaz (São Paulo) – 66 desarmes
  6. Christian Rivera (Sport) – 62 desarmes
  7. Nahuel Ferraresi (São Paulo) – 61 desarmes
  8. Jemmes (Mirassol) – 55 desarmes
  9. Marlon (Grêmio) – 54 desarmes
  10. Vitinho (Botafogo) – 54 desarmes

Números de Kaiki na temporada

  • 1 gol
  • 3 assistências
  • 96 cortes
  • 32 interceptações
  • 19 passes decisivos
  • 4 grandes chances criadas
  • 129 duelos ganhos pelo chão
  • 165 disputas de bola vencidas
Siga o Central nas redes
Samuel Chaves
Samuel Chaves é repórter do Central da Toca. Já integrou a equipe de esportes da Record TV e foi representante do Cruzeiro no programa Placar Eletrônico, da Rádio 98FM de Teófilo Otoni. Também atuou como setorista do clube celeste pelo Esporte News Mundo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite chega a 10 jogos pelo Cruzeiro com resultados ruins e sob ‘pressão’; veja números

Com mais derrotas que vitórias, técnico vive início turbulento no comando do time celeste

Em três rodadas, Cruzeiro sofre 25% dos gols do Brasileirão de 2025

Com Tite, Cruzeiro demonstra fragilidade defensiva pouco vista na 'era Leonardo Jardim', em 2025; veja comparação

Contra o Mirassol, Cruzeiro tenta alcançar marca defensiva inédita em 2026

Após nove jogos na temporada, Raposa busca primeira sequência sem sofrer gols

Kaio Jorge entra no top 10 dos maiores artilheiros do Cruzeiro no século; veja lista

Com 37 gols, Kaio Jorge ultrapassa Guilherme e entra em ranking histórico do clube celeste