Destaque do Cruzeiro na temporada, o lateral-esquerdo Kaiki assumiu a liderança de uma estatística defensiva no Brasileirão após o duelo com o Sport, pela 27ª da Série A, no Mineirão, em Belo Horizonte. No empate em 1 a 1, no último domingo (5), o defensor de 22 anos fez três desarmes e se tornou o maior ‘ladrão de bolas’ do campeonato.
Com a atuação defensiva no confronto pelo Brasileiro, Kaiki alcançou os 74 desarmes na competição e igualou à Lucas Sasha, volante do Fortaleza. O levantamento utilizou dados do Sofascore, plataforma especializada em estatísticas.
Pilar do sistema defensivo de Leonardo Jardim, o lateral-esquerdo assumiu a titularidade do Cruzeiro nesta temporada. Com a chegada do técnico português, Marlon foi negociado e Kaiki ganhou mais espaço. Em 2025, o camisa 6 esteve entre os 11 iniciais em 39 oportunidades, marcou um gol e deu três assistências.
Trajetória do lateral
Revelado pelo Cruzeiro, Kaiki é lateral do profissional desde 2021. O jogador foi promovido das categorias de base da Raposa e fez parte do time campeão da Série B em 2022. Mesmo sem espaço entre os titulares, o jovem de 22 anos seguiu nas outras duas temporadas.
+ Leia também: Top 3 visitante do Brasileiro, Cruzeiro pode se isolar como maior algoz do Atlético-MG na Arena
Após um 2023 como reserva de Marlon, o camisa 6 do Cruzeiro começou a receber mais oportunidades no ano seguinte. Em 2024, com Fernando Seabra no comando, Kaiki teve sequência como titular no Campeonato Brasileiro. Na temporada, o lateral contribuiu com um gol e foi peça defensiva importante nas vitórias contra Athlético-PR e Juventude, pela 12ª e 38ª rodada.
Já em 2025, Kaiki se consolidou ainda mais no lado esquerdo do Cruzeiro. Em má fase com a camisa do clube, Marlon foi alvo de críticas da torcida, principalmente depois de errar um pênalti decisivo na semifinal do Campeonato Mineiro, contra o América-MG. A partir daí, o camisa 6 seguiu como titular e é peça fundamental da campanha da Raposa no Brasileiro e Copa do Brasil.
Marca pelo Cruzeiro
Com a grande fase vivida nesta temporada, Kaiki mira outra marca com a camisa do Cruzeiro: os 100 jogos. Peça fundamental no esquema do técnico Leonardo Jardim, o lateral soma 89 partidas pelo Cruzeiro, sendo 83 oficiais e outros seis amistosos. No período, o camisa 6 já marcou dois gols e contribuiu com quatro assistências.
Revelado na base do Cruzeiro, Kaiki chegou à Toca da Raposa I quando tinha exatamente a metade da sua idade atual: 11 anos. De 2014 em diante, o defensor se destacou em todas as categorias até estrear como profissional, em 2021. No período, ele também foi convocado frequentemente para as seleções de base.
Perto de completar a marca de 100 jogos, Kaiki poderá atuar em mais 14 partidas pelo Brasileirão e, no mínimo, mais duas pela Copa do Brasil, já que o Cruzeiro vai disputar as semifinais contra o Corinthians. Se entrar em campo em todos os jogos, ele chegará aos 105 compromissos pela Raposa.
‘Ladrões de bola’ do Brasileiro
- Kaiki (Cruzeiro) – 74 desarmes
- Lucas Sasha (Fortaleza) – 74 desarmes
- Gonzalo Escobar (Santos) – 73 desarmes
- Paulo Henrique (Vasco) – 71 desarmes
- Enzo Díaz (São Paulo) – 66 desarmes
- Christian Rivera (Sport) – 62 desarmes
- Nahuel Ferraresi (São Paulo) – 61 desarmes
- Jemmes (Mirassol) – 55 desarmes
- Marlon (Grêmio) – 54 desarmes
- Vitinho (Botafogo) – 54 desarmes
Números de Kaiki na temporada
- 1 gol
- 3 assistências
- 96 cortes
- 32 interceptações
- 19 passes decisivos
- 4 grandes chances criadas
- 129 duelos ganhos pelo chão
- 165 disputas de bola vencidas

